Filosofia, perguntado por jardelsilva007, 1 ano atrás

.A crítica que Platão faz à sua época pode ser vista no famoso Mito da Caverna, narrado no Livro VII da República, em que o Filósofo se identifica com o prisioneiro liberto. Sobre este ponto leia o texto abaixo e, em seguida responda à indagação. A caixa encantadora dos incautos A televisão pode também ser como uma caverna por meio da qual a sociedade percebe o seu caráter social ficcional ou não, estruturando-se de tal forma que, entre o pão e o circo, expressa e produz seus efeitos sobre quem se debruça e aprecia o seu espetáculo sem crítica, sem análise. Sua capacidade de conectar ao mundo possui formas diferenciadas de construção de gostos, costumes, maneiras de se comportar diante dos vários fenômenos sociais. As suas abordagens servem de referência aos olhos leigos e aos mais incautos. Por outro lado, dentre tantos lados, há a possibilidade de compreender a realidade para além das sombras expressas nessa caixa encantadora que é a televisão, mas para isso, é necessário desvelar, com os olhos da ciência, os elementos constitutivos das escolhas de quem produz as ficções e (pseudo) realidades televisivas. (Eliana Freire) Pelo que você leu no texto acima, destaque e explique duas passagens que demonstrem a tese de Platão apresentada no mito da caverna ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
2

Em traduções modernas podemos citar duas passagens:

"Um desses homens que estava acorrentado consegue escapar..."

"Este homem tem a opção de voltar para a caverna e manter-se como havia se acostumado..."

Assim, podemos apresentar uma relação com a alegoria da caverna como uma forma de Platão exemplificar a ignorância dos indivíduos e a necessidade da busca pelo "mundo real".

Além disso, a razão deve estar acima dos sentidos, para um conhecimento que cerque o homem, como uma caracterização do filósofo em sua busca completa pelo conhecimento e o indivíduo que se priva da busca pelo aprendizado, justificando condutas, indo na contramão da razão.

Perguntas interessantes