A crise política da União Soviética na década de 1980 agravou-se progressivamente, culminando em sua desintegração. Nesse contexto, deu-se a eclosão de quinze repúblicas e o enfraquecimento do bloco socialista. A respeito desse processo, assinale as afirmativas corretas. A)A implantação da Perestroika e da Glasnost contribuiu para o enfraquecimento do socialismo e da União Soviética. B)As mudanças ocorridas nesse contexto não alcançaram os demais países do Leste Europeu, que permaneceram sob a zona de influência soviética. C)A crise política e econômica enfraqueceu a União Soviética e a fez perder o controle sobre alguns países do bloco socialista. D)Mesmo com o desmembramento do União Soviética, a Polônia se manteve aliada ao bloco socialista. E) Apesar do fim da União Soviética, países como Rússia, Iugoslávia e Hungria mantêm governos socialistas na atualidade.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra a).
A perestroika e a glasnost foram políticas governamentais que buscaram reformar a União Soviética e o socialismo de modo a resolver as sucessivas crises econômicas que afetaram esse país durante o século XX e de aumentar o grau de liberdade política que as pessoas dispunham.
Entretanto, o gradualismo excessivo dessas reformas, dentre outros fatores, levaram à queda da URSS e do bloco comunista da Europa Oriental e à instauração da democracia nesses países.
Resposta:
A e C
(A) A implantação da Perestroika e da Glasnost contribuiu para o enfraquecimento do socialismo e da União Soviética.
(C) A crise política e econômica enfraqueceu a União Soviética e a fez perder o controle sobre alguns países do bloco socialista.
Explicação:
Fiz no positivo on e tá certo