A crise nos Estados Unidos, que se propagou mundialmente, causando a crise do liberalismo econômico, foi uma crise de inflação ou de deflação?
Reflitam sobre essa questão.
(1929)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao meu ver, deflação.
Explicação:
Primeiro temos que entender a diferença de conceitos. Inflação = Diminui o valor do dinheiro com o tempo. Deflação = Aumenta o valor do dinheiro com o tempo.
Sabemos que a Crise de 1929 foi resultado da 1° Guerra Mundial, visto que os Estados Unidos ganharam muito dinheiro e desenvolveram muito sua economia através da concessão de empréstimos aos países europeus quebrado e também na venda de produtos, visto que os EUA não tiveram grandes batalhas em seu território se comparado aos europeus.
Com esse grande desenvolvimento da economia, os americanos passaram a investir e gastar muito desse dinheiro que eles estavam prosperando no pós-guerra, principalmente em ações. O detalhe é que não foram investimentos sólido, meramente especulação, ou seja, como muitos foram comprando apenas pelo preço, as ações subiram muito e mais tarde acabaram por cair devido a não terem uma base sólida, levando a crise.
Ao meu ver, a deflação foi o início de toda a crise, pois foi com a supervalorização do dinheiro americano que as pessoas conseguiram aumentar o dinheiro das ações através da especulação(quanto mais compra mais sobe). Esse aumento é diferente do aumento de preços por causa da inflação, o qual acontece porque o dinheiro perde valor e as coisas acabam se tornando mais caras "para ele".