Geografia, perguntado por miagenovessi, 6 meses atrás

A crise hídrica no Brasil

A crise hídrica atinge diversos pontos do Brasil, com destaque para o Sudeste. Os efeitos mais profundos são notados no estado de São Paulo. Sem uma perspectiva de recuperação dos reservatórios que abastecem a maior região metropolitana do Brasil, a Sabesp, empresa de abastecimento, divulgou nos últimos dias que cogita adotar um drástico racionamento. Se implantando, serão cinco dias sem água e dois com. O governo de SP também decidiu convocar a ajuda de empresas especialistas em recursos hídricos para apresentar propostas de curtíssimo prazo para a crise. A reunião deve acontecer nos próximos dias. As prefeituras dos municípios mais atingidos também começaram a se organizar em reuniões para pensar em soluções juntamente com o governo federal. Porém, a movimentação política é tardia. Segundo esse especial sobre a Crise da Água, feito pelo site da Revista Superinteressante, o problema é conhecido desde 2004.
Uma pesquisa recém divulgada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, constatou que a atual situação do Sistema Cantareira é um problema de governança, acentuado pelas questões climáticas e por sua realidade socioambiental. Falta de articulação e diálogo também contribuíram com o colapso do sistema. Entre os anos de 2013 e 2014, a mestre e doutora em Ecologia Aplicada, Micheli Kowalczuk Machado, conduziu estudos que mostram que atualmente não existe nenhum tipo de mecanismo de interação entre as ações das Unidades de Conservação e dos Comitês de Bacias Hidrográficas. “Ações articuladas entre essas organizações são essenciais e cada vez mais necessárias para procurar soluções”, afirma. Segundo Micheli, a população deve estar realmente envolvida nas discussões, por isso há também a necessidade de elaborar estratégias que ampliem a participação e a mobilização social e que trabalhem o diálogo de saberes…

Diante das informações acima responda:

1.Explique a frase: … a crise hídrica em São Paulo foi agravada por problema de governança… O que isso significa?

2.O que é racionamento de água?

3.De acordo com seu conhecimento de mundo, por que está ocorrendo a escassez de água em nos país? Cite pelo menos um fator relevante para a crise.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ednetmello
2

A crise hídrica em São Paulo foi agravada por falta de investimentos por parte do governo, falta de planejamento e estratégias para que o consumo de água fosse reduzido. Visto que, o sistema da Cantareira abastece cerca de 8,6 milhões de pessoas em São Paulo, e chegou a 5,1% do seu limite de água, ou seja, se não houver consciência e estratégias por parte do governo a água de abastecimento poderá se esgotar.

Racionamento de água de é a redução de forma consciente do uso da água. Na qual, a água é distribuída em forma de rodízio , visando reduzir o consumo de uma rede de abastecimento.  

A escassez de água ocorre em virtude de problemas climáticas, visto que, em algumas regiões a evapotranspiração é maior que a precipitação, pelo aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional.

O desperdício de água também contribui para a escassez hídrica, industrias, uso da água para irrigação agrícola, são muitos fatores que contribuem para que ocorra a escassez de água no pais.  

Para mais informações sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/47967844

Anexos:

miagenovessi: obrigada
ednetmello: Disponha! :)
Perguntas interessantes