A crise econômica, na qual a Europa se encontra, suscita uma série de análises como a que segue:A crise por que passa a Europa é quase sempre apresentada em termos dos países que ganham ou perdem: quais Estados endividados foram lançados para a periferia, com uma correspondente perda de soberania; e quais os “membros centrais” da UE que, liderados pela Alemanha, mostraram sua força. Mas uma cisão demográfica potencialmente mais perigosa começa a se abrir na União Europeia: é a linha que divide não as nações individualmente, mas sim gerações inteiras. O novo estopim é o espectro do desemprego juvenil, que tem o potencial desestabilizador de colocar os europeus jovens contra os velhos, ou os “ricos” de hoje contra os “pobres” de amanhã. Por toda a Europa, há a sensação inevitável de que as leis demográficas estão se voltando brutalmente contra os jovens.(Política Externa, março/abril/maio 2012.) Sobre a crise europeia, é correto afirmar: *
1 ponto
a) A crise envolve aquelas nações periféricas, de economias mais precárias, deixando de lado os demais países-membros da União Europeia.
b) As maiores consequências socioeconômicas dessa crise são vividas pelos alemães e ingleses.
c) A crise colocará frente a frente os jovens, cujas perspectivas são pouco promissoras, e os idosos, que se beneficiam do Estado de bem-estar social.
d) A crise envolve principalmente o futuro e tende a se transmitir para as próximas gerações, o que explica o fato de a maioria dos países da UE estabelecer leis para reduzir a natalidade.
e) O desemprego juvenil é conjuntural e reflete a queda do nível de escolaridade em países como Noruega, Suécia e Finlândia.
Soluções para a tarefa
Em relação a crise europeia, a alternativa correta é:
C) A crise colocará frente a frente os jovens, cujas perspectivas são pouco promissoras, e os idosos, que se beneficiam do Estado de bem-estar social.
A Europa sofre uma onda de desemprego bastante grave, não tanto quanto a do Brasil, mas sofre, e isso leva os jovens e os idosos a "brigarem" por empregos.
Cada vez mais, no mundo inteiro, o mercado informal de empregos cresce, levando a falta de segurança econômica, principalmente aos jovens.
Os idosos, que tendem a terem melhores condições acabam por pressionar os mais jovens no mercado, e a legislação também não ajuda.
Espero ter ajudado!
A resposta correta sobre a crise econômica na Europa é a letra D: "A crise envolve principalmente o futuro e tende a se transmitir para as próximas gerações, o que explica o fato de a maioria dos países da UE estabelecer leis para reduzir a natalidade."
Crise econômica europeia
A crise econômica que ocorre na Europa é consequência ainda da crise mundial de 2008, devido ao mercado imobiliário dos Estados Unidos ter apresentado uma grave queda. Os países europeus que mais sofreram com as consequências econômicas da crise foram países como Portugal, Itália, Grécia, Espanha e entre outros.
Entretanto, a situação econômica persiste e apresenta um futuro não promissor, o que afeta principalmente os jovens, pois não conseguem emprego, apesar da formação profissional. Por essa razão, a União Europeia estimulou a criação de leis para redução da natalidade, a fim de "controlar" o crescimento populacional.
Aprenda mais sobre a crise de 2008 aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8900661