História, perguntado por Louisesilva9665, 1 ano atrás

A crise do sistema feudal, marcada por queda da produção econômica, revoltas e enfraquecimento dos senhores feudais, contribuiu para a formação dos Estados modernos em algumas regiões da Europa.

a) Defina o que é Estado moderno.
b) Cite três atributos dos Estados modernos.
c) Compare os Estados modernos com o poder político no feudalismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
442
Olá!!

A)
Primeiramente o Estado Moderno surgiu após um demorado processo com um período superior a três séculos, tendo o principal pico na Revolução Industrial. O principal fator do Estado Moderno é a tecnologia e tem como base a ciência política.

B) Podemos explicar como principais atributos a Soberania para conseguir manter a ordem pública, ou seja, o poder do Estado; O Povo relacionado ao poder que o povo também tem, já que vivemos em uma sociedade democrática e nós que elegemos nossos representantes; Base Territorial que é importante tanto para a política, como para o comercio e o desenvolvimento da indústria.

C) As principais diferenças foi que no Feudalismo tínhamos a monarquia/absolutismo que comandava tudo, a igreja católica que era a instituição mais poderosa e agricultura de subsistência. Já no Estado Moderno vemos que a igreja não possui mais o poder que detinha naquela época, assim como o comércio se desenvolveu e o poder nos Estados.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Respondido por priscilasm2
2

A) O Estado Moderno é fruto da crise do feudalismo, onde ocorreu a união de diversos feudos da Europa. Houve a centralização de um único poder, existência de exército único, o rei tornou-se soberano em todo o Estado.

B) Atributos do Estado Moderno estava relacionada a centralização do poder, tendo o rei soberania em todo território. Criação de um sistema burocrático, para fins de organização política, âmbitos da justiça e administrativos unificados.

C) A principal diferença do Feudalismo e Estados Modernos está na forma de poder. Antes o poder estava nas mãos dos feudos, cada um com seu território, não havendo portanto um poder centralizado e soberano como nos Estados Modernos.

Crise do Feudalismo

A crise do feudalismo está diretamente relacionada ao desenvolvimento do capitalismo, onde houve necessidade de ampliação dos mercados comerciais, com foco no lucro. Com os feudos, a forma de economia era obsoleta, baseada apenas em propriedades rurais.

Para maiores informações sobre a crise do sistema feudal, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/422381

Bons estudos!

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes