A crise do império brasileiro: Os problemas no Império estavam em várias instâncias que davam base ao trono de D. Pedro II. A demora na abolição da escravidão e os sucessivos gastos com a guerra do Paraguai, arruinaram a imagem do império, além disso sabia-se da fragilidade da saúde de D. Pedro II e o fato da Princesa Isabel, sua sucessora direta, ser casada com um francês, atormentavam as lideranças políticas do Brasil. Em relação a crise do Império brasileiro e a Proclamação da República, podemos afirmar que dois fatores foram decisivos para a queda do imperador D. Pedro II, foram eles:
(a) A demora na abolição da escravatura e pressão por parte do povo.
(b) A demora na abolição da escravatura e aproximação com Portugal.
(c) A demora na abolição da escravatura e o desgaste com a Guerra do Paraguai.
2. Outros setores também se manifestaram, o grupo liderado pelo jornalista Quintino Bocaiúva, pregava que a República deveria ser instalada sem agitações sociais que ameaçassem a ordem estabelecida. Outros, como o advogado Silva Jardim, criticavam as propostas republicanas conservadoras e defendiam uma mobilização popular para derrubar a monarquia. Em relação a implantação da República no Brasil, o advogado Silva Jardim foi uma liderança que criticava as propostas republicanas conservadoras e defendia:
(a) Uma mobilização popular para derrubar a monarquia.
(b) Uma mobilização liderada pelo exército.
(c) Uma mobilização liderada pelos coronéis.
3. A República da Espada: O papel desempenhado pelo exército na proclamação da república assegurou aos militares a chefia do novo governo, por isso essa fase é denominada “República da Espada”. Em 1891, foi promulgada a primeira Constituição da república brasileira, baseada na constituição estadunidense. Essa Constituição tinha como característica ser: *
(a) Moldada ao socialismo.
(b) Baseada na constituição estadunidense.
(c) Moldada no capitalismo
4. Quem possuía direito ao voto na Constituição de 1891? *
0 pontos
(a) Mulheres.
(b) Homens maiores de 21 anos.
(c) Soldados.
(d) Religiosos.
5. Com base no texto da página 9 do livro didático responda as questões 5, 6 e 7: O que foi a Questão Militar?
6. Por que a Monarquia puniu os militares?
7. Qual o papel de Benjamin Constant no conflito ente militares e Monarquia?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1-A
2-b
3-A
não sei as outras
Perguntas interessantes