A crise de valores éticos e relacionais na contemporaneidade tem levado à busca de novas formas de organização política e de participação social. Também no ambiente educacional, há uma necessidade de se repensar a hierarquia das relações profissionais, a relação aluno-educador e as exigências curriculares frente à capacidade humana de tecer novas relações e novos saberes. Neste contexto, marque a alternativa CORRETA:
Soluções para a tarefa
Os trabalhadores são sujeitos ativos na construção das relações sociais, onde a base intelectual dentro dessa produção se conecta com os valores éticos, já que o ambiente educacional é uma das principais bases para a formação do indivíduo, ou seja, o educando é um sujeito ativo na construção das relações de saber. Alternativa D.
Como podemos observar o aluno como sujeito ativo no ambiente educacional?
O indivíduo é um sujeito ativo dentro do processo de relação social, enquanto a linguagem traz representações mas também se conecta com a base coletiva, não apenas individual.
Por fim, a hierarquia no ambiente profissional é diferente em sala de aula, onde todos os alunos são iguais e o educador é o mediador na forma que esse saber é colocado em prática.
Completando:
a)
As estruturas consolidadas, como o sistema educacional, não são passíveis de mudanças, o que agrava a crise contemporânea.
b)
A educação enobrece o homem e suas relações sociais, mas ela perde suas forças quando o ato de educar torna-se uma profissão.
c)
Seria utópico pensar a organização do trabalho em vista do bem-estar dos sujeitos, pois, em sua essência, ele é um mal necessário.
d)
Cada trabalhador é um sujeito ativo na construção das relações sociais, tanto em sua produção material quanto intelectual.
e)
Historicamente, o Ocidente está habituado a um tipo de organização trabalhista que privilegia as relações igualitárias entre os sujeitos.
A educação por Foucault:
https://brainly.com.br/tarefa/17800660
#SPJ4
Resposta: Cada trabalhador é um sujeito ativo na construção das relações sociais, tanto em sua produção material quanto intelectual.
Explicação: De fato, o trabalhador participa ativamente de um processo coletivo e social que incide sobre as relações sociais e sobre a própria existência humana, não apenas por aquilo que ele produz materialmente, mas também pela construção de novos saberes.