A crise da Primeira República foi marcada pela decadência da política econômica agrária cafeeira e a derrocada da relação de poder entre os grandes proprietários rurais e os mandos locais de poder, o coronelismo. A economia brasileira ficou cada vez mais urbana e modernizou as relações produtivas. O nacionalismo autoritário emergiu como solução da miséria nacional. A política educacional ganhou um novo formato e se transformou em uma preocupação do Estado. A respeito da política educacional da Era Vargas (1930 a 1945), analise as afirmativas a seguir: I. A política educacional adotada pelo governo varguista foi marcada pela defesa da formação de um trabalhador qualificado, mas ao mesmo tempo, uma propagação do ideal nacionalista. II. A chamada “Reforma Capanema” se fundamentou no ensino profissionalizante, nacionalismo e civismo. O trabalho passa a ser um discurso do estado e também uma valorização da escola. III. A exaltação à pátria e a seus heróis é uma constante da política nacionalista do governo varguista. As datas cívicas ganham destaque no ambiente escolar. O Estado associado ao personagem de Getúlio Vargas se funde na exaltação ao patriotismo. IV. Se combateu o civismo em defesa da liberdade de expressão e pensamento. Educar seria uma formação humanista, intelectual e política. A cidadania se valoriza na escola com a implantação de um regime democrático e representativo no país. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
I. A política educacional adotada pelo governo varguista foi marcada pela defesa da formação de um trabalhador qualificado, mas ao mesmo tempo, uma propagação do ideal nacionalista.
Correto. Vargas entendia como necessário fomentar a classe trabalhadora nacional a se capacitar para o mercado de trabalho, bem como reconhecer a nação como importante coletivo.
II. A chamada “Reforma Capanema” se fundamentou no ensino profissionalizante, nacionalismo e civismo. O trabalho passa a ser um discurso do estado e também uma valorização da escola.
Correto. Tal reforma visava a organização do Ensino e sua ligação com o processo de industrialização nacional.
III. A exaltação à pátria e a seus heróis é uma constante da política nacionalista do governo varguista. As datas cívicas ganham destaque no ambiente escolar. O Estado associado ao personagem de Getúlio Vargas se funde na exaltação ao patriotismo.
Correto. Vargas lança políticas de Estado que colocam a pátria acima dos interesses partidários, fazendo-se, ele mesmo, de figura central do período.
IV. Se combateu o civismo em defesa da liberdade de expressão e pensamento. Educar seria uma formação humanista, intelectual e política. A cidadania se valoriza na escola com a implantação de um regime democrático e representativo no país.
Falso. O civismo foi a base do governo varguista, colocando-se os interesses da pátria e o personalismo como centro do discurso.
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.