Geografia, perguntado por menorcaio617, 10 meses atrás

"A crise da contratualização moderna consiste na predominância estrutural dos processos de exclusão sobre os de inclusão (...). As exclusões produzidas são radicais e inelutáveis, a tal ponto que os que a sofrem, apesar de formalmente cidadãos, são de fato excluídos da sociedade civil (...) [Surge o] fascismo do apartheid social. Trata-se da segregação social dos excluídos, por meio de uma cartografia urbana dividida em zonas selvagens e civilizadas. Nas zonas civilizadas, o Estado age democraticamente, como protetor, ainda que muitas vezes ineficaz ou não confiável. Nas selvagens, age fascistamente, como Estado predador (...)."

O autor utiliza o termo "contratualização" para caracterizar as relações entre sociedade e Estado, nas quais este último é legítimo e deve promover o bem-estar econômico e social e a segurança.
Considerando que o texto chama a atenção para uma forma de divisão no seio da sociedade e que, no caso de metrópoles como o Rio de Janeiro, essa situação corresponde à chamada segregação social e espacial, apresente:

a) dois fatores socioeconômicos que reforçam essa segregação no espaço urbano; b) um argumento que confirme a idéia de que o Estado contribui para a exclusão social resultante dessa segregação no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por gidesli24
0

Resposta:

sao o cumonismo e socialismo

Explicação:


menorcaio617: Na a) ?
gidesli24: sim
menorcaio617: obrigado
gidesli24: de ndn
menorcaio617: Poderia responder a b
Respondido por vchinchilla22
0

Dentre os fatores socioeconômicos que reforçam a segregação no espaço urbano são:

  • A inserção precária no mercado de trabalho;
  • Crescimento das periferias pela migração do campo para a cidade.

O que é a segregação urbana?

É o resultado de disparidades sociais que se manifestam posteriormente em condições de habitação desiguais, com infraestrutura e serviços desiguais (assistência médica, alimentação, educação, etc.)

Questão a: Exemplos de fatores socioeconômicos que reforçam a segregação urbana são:

  • Especulação imobiliária;
  • Crescimento das periferias pela migração;
  • Baixa inserção no mercado de trabalho;
  • Desigualdade na distribuição de renda;
  • Negligencia do poder político nas áreas mais carentes.

Questão b: Exemplos de argumentos que confirma a ideia de que o Estado contribui para a exclusão social resultante dessa segregação no Brasil são:

  • Os investimentos do Estado, em segurança e de garantia de direitos, são dirigidos a beneficiar mais os habitantes das áreas privilegiadas;
  • O Estado garante a qualidade dos serviços urbanos (água, saneamento, energia, transportes, comunicações, educação, etc.) para os mais privilegiados criando um abismo com relação às áreas mais pobres;

  • O Estado age com maior descanso, violência e intimidação nas áreas periféricas ou de renda mais baixa.

Entenda mais sobre a urbanização em: https://brainly.com.br/tarefa/42666164

Anexos:
Perguntas interessantes