A crise capitalista desencadeada em 1929 nos EUA e na Europa Ocidental estendeu-se para a América Latina contribuindo para que?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Crise de 1929
Mesmo após o termino da Primeira Guerra Mundial, a crise do capitalismo se acirrava. No caso dos Estados Unidos, tanto com a guerra em si (alimentos e armamentos) como com o pós-guerra (reconstrução), levaram países como Inglaterra, França e Alemanha a grandes dívidas. Contudo, os países europeus passaram a adotar medidas protecionistas e houve um fortalecimento estatal na Europa.
Durante uma década, os Estados Unidos cresceram muito graças as dividas, indústria, bens de consumo e avanço tecnológico, estabelecendo o conhecido "American way of life". Por fornecerem alimentos, o setor agrário americano crescera muito e produzia em níveis nunca antes vistos. Contudo, a partir de 1920 com a quitação de grande parte das dívidas e com as medidas protecionistas européias, os EUA enfrentaram uma grande crise de superprodução no setor. Crise a qual levou ao massivo desemprego nas cidades e concentração de riqueza em uma pequena camada da elite, o que encaminhou uma queda brutal no consumo e dessa forma a uma crise industrial, crítica numa economia regulada pelo mercado financeiro.
Espero ter ajudado(a).
Resposta:
Abalar o poder das oligarquias e o surgimento de regimes populistas e ditaduras conservadoras.
Explicação:
Deu origem ao nazismo, fascismo e stalinismo que são regimes totalitários