A crise ambiental pronunciada em que vivemos é resultado direto do manejo incorreto dos recursos naturais dentro das organizações e que perpetuam-se ainda nos dias de hoje. Imagine-se consultor na área da qualidade ambiental e atuando diretamente com grandes empresas nas questões de licenciamento e reorganização perante as exigências mundiais de qualidade, como as normas ISO. Você foi contratado por uma multinacional para realizar uma verificação acerca dos condicionantes da Licença de Operação (LO). Antecipadamente à visita, você então realiza a análise da LO e seus condicionantes. Nesse sentido, a atividade é de Fabricação de máquinas e aparelhos, sem fundição e pintura, e de funcionamento de 8 horas diárias. Precisa ter central de resíduos, depósitos de materiais classe I, planejamento e monitoramento das entradas e saídas corretas de materiais/resíduos Classe I, dentre outros. Ao realizar a vistoria na empresa, que é acompanhada pelo técnico de segurança do trabalho, o Paulo, você realiza as seguintes anotações: - A área da Central de resíduos é aberta e apresenta contêiners para resíduos sólidos e em pó, também abertos. - A área do depósito Classe I não apresentava identificação e também não apresenta solo impermeável. - A empresa apresenta 5 pavilhões, que incluem a operação de corte; chapeação e pintura de peças metálicas. O pavilhão de pintura apresentou muitos particulados. Seu desafio é indicar pelo menos duas irregularidades associadas à atividade dessa empresa perante às questões ambientais. Cite as possíveis consequências e também as ações que devem ser feitas para a regularização dessa atividade de potencial impacto ambiental.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Falta de impermeabilização na área do depósito de materiais Classe I. Neste sentido, caso ocorra algum vazamento, ocorrerá diretamente a contaminação do solo. Para resolver a questão, deverá ser impermeabilizado o piso da área do depósito de materiais Classe I, incluindo também a construção de mureta para contenção do efluente, caso ocorra vazamentos.
- Falta de cobertura na Central de resíduos. Diante da presença de resíduos em pó, e sem cobertura, caso ocorram chuvas, esses podem ser carregados facilmente, podendo ocorrer contaminação do solo e das águas superficiais. Para a adequação, é necessário colocar cobertura integral na Central de resíduos, além de cobertura para cada contêiner.
- A empresa não possui autorização, perante a licença, para operar com pinturas e, além disso, a presença de inúmeros particulados pode gerar diretamente poluição atmosférica e risco aos trabalhadores. Para resolver a questão, deverá ser realizado um planejamento para a operação da pintura em cabines, de forma que os resíduos sejam retidos dentro delas e não fiquem diretamente suspensos no ar.
Explicação: