A criminalidade não é uma propriedade inerente a um sujeito, mas uma "etiqueta" atribuída a certos indivíduos que a sociedade entende como delinquentes. Em outras palavras, o comportamento desviante é aquele rotulado como tal.
O texto acima conceitua uma das teorias que explica o crime. Qual das opções abaixo representa a escola/teoria definida?
Alternativas:
a)
Labeling Approach (etiquetamento);
b)
Criminologia Clássica;
Alternativa assinalada
c)
Realismo da Esquerda;
d)
Escola Italiana;
e)
Escola de Chicago.
2)
Nesta escola não se pergunta o que leva alguém a praticar um crime, mas porque umas pessoas são consideradas criminosas, como esse rótulo poderá influenciá-la e qual a legitimidade do Estado para definir o que é crime. Seus atores chegam à conclusão que o crime seria a conduta censurada pelos grupos dominantes do poder que, para se manterem nessa posição, criminalizam as condutas que colocariam em risco esse poder.
Assinale, dentre as alternativas abaixo, a única alternativa correta que indica qual escola da criminologia mais se aproxima da definição acima.
Alternativas:
a)
Escola Clássica;
Alternativa assinalada
b)
Criminologia Crítica;
c)
Escola de Chicago;
d)
Escola Positivista;
e)
Escola Técnico-Jurídica.
3)
Existem dois ramos atuais que investigam características biológicas que podem influenciar (novamente, não significa que determinam) um comportamento violento/criminoso. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A endocrinologia estuda a relação entre o funcionamento anormal de determinada glândula hormonal com os comportamentos do indivíduo;
b)
Para os estudiosos da endocrinologia, um funcionamento irregular da glândula anormal é transmitido por fatores hereditários;
c)
Para os estudiosos da endocrinologia, os hormônios determinam diretamente o cometimento do crime;
d)
No ramo da genética e hereditariedade, chegou-se à conclusão de que não existe uma frequência maior entre criminosos que compartilham da mesma ascendência do que aquelas pessoas que não apresentem qualquer histórico
familiar (biológico) quanto à prática de certos crimes;
e)
No ramo da genética e hereditariedade, consideram-se irrelevantes as pesquisas com famílias criminais, gêmeos e adotados, bem como malformação cromossômica.
4)
Walter foi preso em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas. Ao ser encaminhado para a delegacia, Walter foi colocado numa cela onde havia outros investigados que praticaram crimes de estupro, roubo e homicídio. Já na primeira noite, um dos colegas de cela propôs a Walter uma modalidade de proteção dentro da cadeia, desde que Walter lhe prestasse alguns favores ilícitos, como: comprar drogas e trazer celulares para dentro do estabelecimento prisional. Walter não aceitou tal chantagem. Contudo, dois dias depois, Walter foi estuprado pelo colega de cela. Ao ser ouvido pelo delegado, o colega estuprador afirmou que Walter era culpado pela situação, já que não quis colaborar com suas obrigações dentro da prisão.
Assinale a alternativa que corretamente indica a espécie de vítima em que Walter pode ser classificado no caso concreto:
Alternativas:
a)
Vítima agressora;
b)
Vítima inocente;
Alternativa assinalada
c)
Vítima simulada;
d)
Pseudovítima;
e)
Vítima violenta.
5)
Sobre o exame criminológico e o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Para efeito de progressão de regime no cumprimento de pena por crime hediondo, ou equiparado, o juízo da execução observará a inconstitucionalidade do art. 2º da Lei 8.072, de 25 de julho de 1990, sem prejuízo de avaliar se o condenado preenche, ou não, os requisitos objetivos e subjetivos do benefício, podendo determinar, para tal fim, de modo fundamentado, a realização de exame criminológico;
b)
Em hipótese alguma o Juiz poderá determinar a realização de exame criminológico;
c)
O exame criminológico poderá ser determinado, ainda que de forma não fundamentada no caso concreto;
d)
No exame criminológico, o que se pretende é a avaliação dos requisitos objetivos do benefício da progressão de regime;
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
1 - a) Labeling Approach (etiquetamento)
A escola/teoria Labeling Approach Theory também pode ser chamada de teoria do etiquetamento social.
Segundo ela, um indivíduo fica marcado pela sociedade devido às suas noções de crime e de criminalidade.
A sociedade apresenta uma forma diferente de julgar os indivíduos devido às definições legais e ações sob instâncias oficiais de controle social. O julgamento é determinado pelo comportamento que o indivíduo tem perante a sociedade.
Recomenda-se que não poste questões muito extensas, para que possa ser ajudado da melhor forma.
Bons estudos!
Respondido por
0
Resposta:
1 - Labeling Approach, 2 - Criminologia Critica.
Explicação:
corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes