A criatividade é um caractere psicológico que pode parecer mais natural a determinados indivíduos, mas pode também ser estimulada. A literatura sobre o tema aponta diversas tentativas de melhor compreender como o pensamento criativo ocorre e de que maneira ele pode ser estimulado e potencializado.
Entre as tantas possibilidades e a ativação da criatividade, algumas técnicas poderão ser convencionais e outras poderão ser diferenciadas, inclusive elaboradas pelas próprias mentes criativas que buscam estar em constante processamento de ideias.
Você trabalha em uma agência de publicidade e tem como demanda diária a concepção de novas ideias para os problemas apresentados pelos clientes. Esses problemas podem ser desde o reposicionamento de marca até a criação comunicação de um novo produto que busca um lugar competitivo no mercado.
Diante do desafio cotidiano, você busca, em técnicas convencionais, estimular a sua criatividade e, às vezes, elabora outros caminhos.
Considerando que você já conhece muitas das formas mais tradicionais, que tipo de soluções inusitadas poderá adotar como ativadores da sua criatividade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Buscar, entre outras alternativas, uma metamorfose total do objeto, por meio da qual se busca imaginá-lo de novas formas, estruturas, utilidade, tamanho, entre outros, e, por meio desse exercício, estimular a ideia de modificação do que se tem. Pode-se adotar como ativador também o jogo linguístico, flexibilizando o seu vocabulário e buscando novas combinações e formas de constituição de frases.
Também nessa perspectiva, pode-se trabalhar o desmanche de frases, por meio da decomposição e construção de frases no sentido de recompor o processo de construção linguística.
Por meio de sinônimos e antônimos de palavras, novas frases são criadas. Em uma perspectiva mais visual, pode-se buscar fazer uma leitura recriadora de imagens pela observação e descrição de uma imagem de modo subjetivo, estimulando a interpretação visual individual.
Explicação:
Espero ter ajudado!!
Resposta:
A criatividade é a criação e comunicação de novas conexões importantes que nos permitem pensar em muitas possibilidades, experimentar formas variadas e utilizar diferentes pontos de vista. Essas novas conexões e possibilidades devem resultar em algo valioso para o indivíduo e o grupo, para a empresa ou sociedade (BESSANT, 2009). Com este conceito em mente deve-se buscar as seguintes técnicas para desenvolvimento da criatividade e busca de soluções para os clientes da empresa:
a) Brainstorm (Tempestade de ideias): aonde várias ideias são descritas (sem limitação), para poderem concorrer às melhores ideias para serem apresentadas aos clientes;
b) Benchmarking: pesquisa de boas práticas desenvolvidas pela concorrência, com o intuito de adaptar-se à empresa como uma ideia viável;
c) Design Thinking: técnica baseada numa abordagem que procura a solução de problemas de forma colaborativa, envolvendo os stakeholders (participantes do interesse na empresa) através de trabalhos que envolvam equipes multidisciplinares;
d) Pesquisa de Mercado: técnica tradicional, mas extremamente eficiente, de identificar as necessidades e atitudes dos consumidores, além de tendências de mercado, entre outras informações.
Explicação: