A criança precisa do convívio com a cultura da leitura e da escrita para conhecer o mundo que a rodeia. De que forma a escola e o professor podem oportunizar tais conhecimentos e mediar o processo de aprendizagem da língua escrita?
a)
Por meio de atividades que envolvam a correspondência som-grafia e do trabalho a partir das famílias silábicas e traçado das letras.
b)
Por meio de habilidades de consciência fonológica, que permitirão que a criança perceba as letras.
c)
Promovendo atividades sistemáticas que levem os alunos a refletir e vivenciar as práticas sociais da leitura e da escrita, por meio de atividades com diferentes gêneros textuais presentes no cotidiano.
d)
Realizando um planejamento inicial para a turma no geral, propondo atividades coletivas e individuais de leitura e escrita.
e)
Trabalhando o sistema de escrita alfabética como apropriação da aquisição de um código, com vistas à reflexão sobre esse processo.
Soluções para a tarefa
c)
Promovendo atividades sistemáticas que levem os alunos a refletir e vivenciar as práticas sociais da leitura e da escrita, por meio de atividades com diferentes gêneros textuais presentes no cotidiano.
RESPOSTA CORRETA
A escola e o professor assumem um papel de extrema importância no processo de alfabetização e letramento, principalmente no que tange à inserção de práticas sociais de leitura e escrita. Os alunos precisam vivenciar situações que os levem a refletir sobre essas práticas, pensando na alfabetização não como a aquisição de um código ou o treino de letras e traçados, mas por meio de atividades que contemplem os gêneros textuais e as demais vivências presentes no dia a dia da criança.
A leitura e a escrita em foco
Em relação a leitura e a escrita, é possível afirmar a letra b, c, d, e como a alternativas corretas. A criança terá uma maior facilidade na compreensão da leitura e na ação da escrita se for priorizado, desde a tenra infância, o contato com o mundo da escrita.
No caso de desenvolver este contato a escola poderá incentivar a partir do momento que a criança estiver presente neste ambiente, porém, seria um diferencial se os pais também pudessem proporcionar o contato dos filhos com livros, jornais, revistas, ...
Em relação a primeira alternativa (letra a), por muito tempo a correspondência dos sons com a grafia das palavras, estudos voltados para as famílias silábicas e o traçado da letra foram a prioridade nas turmas de alfabetização, porém, nos dias de hoje, essa é uma técnica ultrapassada. Não tem como foco o letramento, ou seja, não é só aprender a escrever, mas entender o significado da comunicação.
É preciso a realização de um plano de aula geral, sendo que a partir da observação o professor poderá dar uma maior atenção as particularidades. É importante também o desenvolvimento de atividades em grupo que propiciem a troca.
O processo de alfabetização deve ser percebido pelo aluno, bem como a função do mesmo. Saber o porque é importante se alfabetizar faz toda a diferença, dando sentido a aprendizagem.
Saiba mais sobre a alfabetização:
https://brainly.com.br/tarefa/34928838