“A criança, depois de desenhar uma série de formas e riscos (des)ordenados, diz: Eu, mamãe, a barraca e o gato. Faz-de-conta! Picasso reúne um guidão e o selim de uma bicicleta: Cabeça de touro. Assemblage, ressignificações de objetos. Arte! A arte faz de conta. Crianças, artistas, fazem de conta que um rabisco, um objeto, um fragmento, um pensamento se transforme em uma outra coisa. Tanto as crianças, quanto àqueles adultos que persistem em deslocar a ordem estabelecida do mundo, compartilham de um pensamento similar, no sentido de que ambos propõem simulacros ou fingem que uma coisa é outra coisa. Artistas e crianças, percebem o mundo e dão sentido a ele através de formas singulares. Utilizam seus sentidos de forma mais aguçada do que a maioria dos adultos que deixaram para trás esta capacidade humana de ver, imaginar e simbolizar.” Fonte: CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Como vai a Arte na Educação Infantil? Disponível em:http://brincarjogarepensar.blogspot.com/2009/10/como-vai-arte-na-educacao.html. Acesso em 04/12/2018.

Fonte: CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Como vai a Arte na Educação Infantil? Disponível em:http://brincarjogarepensar.blogspot.com/2009/10/como-vai-arte-na-educacao.html. Acesso em 04/12/2018.
Assinale a alternativa correta, segundo o texto:
Escolha uma:
a. A criança e o artista, apesar de seus esforços em atribuir sentido as experiências vividas, são impotentes diante da incapacidade do ser humano de criar com liberdade.
b. Um fator de aproximação entre o artista e a criança é a capacidade de dar sentido particular às experiências vividas por meio do processo de criação que ambos vivenciam.
c. A experiência do artista é única e só pode ser vivenciada quando o artista alcança sua maturidade criativa e intelectual, por isso não pode ser comparada à criação infantil.
d. A criação vivenciada pela criança é perdida com a chegada da idade adulta e nunca mais poderá ser recriada, nem pelo artista, nem por qualquer outra forma de criação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
b. Um fator de aproximação entre o artista e a criança é a capacidade de dar sentido particular às experiências vividas por meio do processo de criação que ambos vivenciam.
Considerando o exposto no enunciado, é possível evidenciar a semelhança entre o artista e a criança, devido a capacidade que ambos possuem de dar significado a suas experiências vivenciadas, levando em conta as proporções adequadas.
Sendo assim, tanto o artista quanto a criança possuem criatividade como seu principal elemento potencializador, por meio da expressão livre dos sentimentos e das emoções dos mesmos.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás