A criança a partir do primeiro ano apresenta um desenvolvimento acelerado. Ora é considerado bebê, ora não. Alguns acham que não deve mais chorar, outros acham que não conseguem fazer nada sozinhos. Essas confusões são maiores ainda quando tratamos de crianças entre um e dois anos de idade. Nesse tempo de 12 meses que diferencia uma idade da outra há uma diferença extrema de ações desempenhadas pelas crianças. Na creche os planejamentos, as práticas, o cotidiano apresentam também diferentes possibilidades. Considere as afirmativas abaixo e analise a proposta mais adequada com as crianças na creche de 1 a 2 anos de idade:
A)Nesse momento, na creche, a criança já se apresenta mais concentrada, consegue ficar quieta nas atividades e exerce as ações todas em conjunto.
B)Nesse momento, na creche, o professor só consegue desempenhar atividades livres e brincadeiras de faz de conta, visto que a criança ainda não atende aos comandos.
C)Nesse momento, na creche, é possível que o professor consiga avaliar as crianças a partir da comparação entre elas, visto que umas estão mais desenvolvidas do que as outras.
D)Nesse momento, na creche, é possível que o professor, em uma mesma turma, desempenhe atividades em que todos aprendem a andar, a falar e a sair das fraldas juntos.
E)Nesse momento, na creche, o professor pode propôr atividades livres e dirigidas, considerando as diferentes habilidades das crianças, atentando-se ao desenvolvimento da autonomia e identidade das crianças.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nesse momento, na creche, o professor pode propôr atividades livres e dirigidas, considerando as diferentes habilidades das crianças, atentando-se ao desenvolvimento da autonomia e identidade das crianças.
Explicação:
Esse é o momento em que os professores mais presenciam que cada criança é única, com momentos de desenvolvimento e maturação particular, possibilitando diferentes práticas pedagógicas.
Nesse momento, na creche, o professor pode propôr atividades livres e dirigidas, considerando as diferentes habilidades das crianças, atentando-se ao desenvolvimento da autonomia e identidade das crianças.
Correto
Resposta correta! Esse é o momento em que os professores mais presenciam que cada criança é única, com momentos de desenvolvimento e maturação particular, possibilitando diferentes práticas pedagógicas.