A criação dos blocos econômicos foi um dos meios encontrados por alguns países para proteger seus mercados internos e, ao mesmo tempo, favorecer o comércio. Esses blocos são formados por associações entre países, que se unem com o objetivo de facilitar suas trocas comerciais.
Tendo em mente a classificação dos blocos econômicos, associe corretamente os itens a seguir.
a. Zona de livre comércio
b. União aduaneira
c. Mercado comum
d. União monetária
I. Além da eliminação das tarifas, são firmados acordos de abertura do mercado interno e políticas comuns de comércio com outros blocos ou nações.
II. Permite maiores fluxos de capitais e a livre circulação de pessoas – o que facilita a oferta comum de mão de obra e de serviços dentro do bloco.
III. Adoção de uma moeda única pelos países signatários.
IV. O objetivo primordial dos países signatários restringe-se a eliminar ou reduzir as tarifas alfandegárias entre si.
A associação correta é
(A)
I-b; II-c; III-d; IV-a.
(B)
I-d; II-a; III-c; IV-b.
(C)
I-c; II-d; III-b; IV-a.
(D)
I-a; II-b; III-c; IV-d.
(E)
I-c; II-d; III-a; IV-b.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa A.
A Zona de livre comércio é aquela em que há circulação de capitais e mercadorias, mas não de pessoas, sendo uma forma de limitar a cobrança de taxas.
A União aduaneira é aquela que estabelece práticas fiscais comuns para os países-membro (sendo a União Europeia um exemplo deste tipo).
O mercado comum é já um modelo mais amplo de união, em que há tanto a derrubada de algumas barreiras alfandegárias (como taxas e impostos) quanto a liberalização na circulação de pessoas.
Já a união monetária é aquela que liga profundamente dois países por meio da adoção de uma moeda comum.
Resposta:
Minha atividade foi corrigida e está 100% exata!!!!!!!
A ) I-b; II-c; III-d; IV-a.
a. Zona de livre comércio
b. União aduaneira
c. Mercado comum
d. União monetária
B união aduaneira-> I. Além da eliminação das tarifas, são firmados acordos de abertura do mercado interno e políticas comuns de comércio com outros blocos ou nações.
C mercado comum-> II. Permite maiores fluxos de capitais e a livre circulação de pessoas – o que facilita a oferta comum de mão de obra e de serviços dentro do bloco.
D união monetária-> III. Adoção de uma moeda única pelos países signatários.
A zona de livre comercio-> IV. O objetivo primordial dos países signatários restringe-se a eliminar ou reduzir as tarifas alfandegárias entre si.
Explicação:
ZONA DE LIVRE COMERCIO: O objetivo primordial dos países signatários restringe-se a eliminar ou reduzir as tarifas alfandegárias entre si. Exemplo: Nafta- Acordo de Livre Comercio da America do Norte.
UNIÃO ADUANEIRA: Além da eliminação das tarifas, são firmados acordos de abertura do mercado interno e politicas comuns com outros blocos ou nações. Exemplo: Mercosul- Mercado Comum do Sul ( em seu atual estágio).
MERCADO COMUM: Somam-se às características das duas modalidades anteriores tratados que permitem maiores fluxos de capitais e a livre circulação de pessoas- o que facilita a oferta comum de mão de obra e serviços dentro do bloco. Exemplo: Também a Mercosul- Mercado Comum do Sul (pretende atingir este estagio).
UNIÃO MONETÁRIA: Mais elevado estagio de unificação e organização politica em bloco, que envolve, além de todas as características anteriores, acordos mais ambiciosos de integração econômica, estrategias de defesa comum e, sobretudo, a adoção de uma moeda única pelos países signatários. Exemplo: UE- União Europeia ( na chamada "Zona do Euro", pois apenas 19 dos 28 países signatários do bloco adotam a moeda comum).