História, perguntado por joaskelph, 7 meses atrás

A criação dos "Atos de Navegação" (1651) por Oliver Cromwell estabelecia 1 que somente navios ingleses transportariam mercadorias inglesas ou de outros países para a Inglaterra. Em caso de venda para a Inglaterra só navios do pais de origem do produto estariam autorizados a entrar na Inglaterra. Essa medida pode ser considerada:

(A) A superação definitiva do feudalismo e o surgimento da burguesia industrial facilitando o comércio marítimo como o Novo Mundo.

(B) A consolidação do domínio inglês sobre os mares, que deu a Inglaterra, por vários séculos, claro predomínio naval e mercantil, especialmente no Oceano Atlântico.

(C) A hegemonia inglesa sobre o Mediterrâneo e sobre os mares europeus, que só cessou com a descoberta de novos caminhos para o Oriente pelos navegadores ibéricos.

(D) A substituição dos Estados absolutistas pelo predomínio burguês liberal que centralizou o poder político-econômico em parceria com os holandeses.​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa B, tendo esta medida servido para solidificar o papel central da Marinha na vida econômica da Inglaterra, dando os meios para que esta Marinha, que já era a mais poderosa do mundo, se tornar imbatível pelos séculos seguintes.

Por meio dos Atos de Navegação a Inglaterra indiretamente forçava qualquer grupo social que quisesse acessar os seus amplos mercados a obedecer aos seus princípios mercantilistas. A obediência a estes princípios garantia sempre a vantagem econômica aos ingleses, garantindo o desenvolvimento de sua economia e o acúmulo de capitais.

Perguntas interessantes