História, perguntado por karensuilaneczs21, 6 meses atrás

A criação do Sphan na década de 1930, portanto, não foi um ato isolado nem deslocado, mas uma peça importante no conjunto de atos políticos implementados pelo projeto ideológico de construção simbólica da nação.” (PEREIRA, Júlia Wagner. O tombamento: de instrumento a processo na construção de uma ideia de nação”. IN CHUVA, M.; NOGUEIRA, A. G. (orgs). Patrimônio Cultural. Políticas e perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012, p. 162). Faziam parte da ideologia nacionalista do Estado Novo, período no qual o SPHAN foi criado: Escolha uma opção:
a. Valorização da tradição em oposição ao modernismo.
b. Cultura histórica, concepção de que o Estado constrói a Nação e valorização do patrimônio nacional como fonte do imaginário da nação.
c. O afastamento dos intelectuais de tradição moderna na criação do órgão de preservação para não comprometer seus objetivos.
d. A valorização da pluralidade e da diversidade das manifestações culturais em detrimento das tradições nacionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por mantoniaaa9
9

Resposta:

b. Cultura histórica, concepção de que o Estado constrói a Nação e valorização do patrimônio nacional como fonte do imaginário da nação.

Explicação:

A concepção da existência de um passado e tradições comuns que estavam no escopo do projeto ideológico Nacionalista do Estado Novo o aproximou dos intelectuais modernistas resultando no projeto do órgão para a defesa do patrimônio histórico nacional.

Respondido por thiiagomoura
5

A opção correta que corresponde a ideologia nacionalista do Estado Novo, é à alternativa B: “Cultura histórica, concepção de que o Estado constrói a Nação e valorização do patrimônio nacional como fonte do imaginário da nação.”

O Estado é uma entidade legalmente investida do poder de governar. Os Estados são entidades reconhecidas por outros Estados por sua capacidade de conduzir as relações jurídicas e políticas. Os Estados têm soberania, mas não necessariamente autonomia interna.

A nação não pode ser construída sem o Estado?

  • A resposta não é colocar o Estado no comando, mas sim por um contrato social que deve ser estabelecido entre todos os cidadãos, independentemente de viverem juntos em sociedade ou não;
  • A ideia de um contrato social pode nos ajudar a considerar como podemos construir uma nação sem estado. Também nos fornece alguns insights interessantes sobre os categorias de regras que podem ser necessárias para garantir a confiança e a cooperação entre as pessoas.

Esta questão tem sido um diálogo contínuo por muitos anos. Enquanto alguns argumentaram que a sociedade não precisa do governo, outros apontaram que sem governo, não haveria tal ordem.

Entenda mais sobre a ideologia nacionalista do Estado Novo: https://brainly.com.br/tarefa/6423317

Anexos:
Perguntas interessantes