História, perguntado por martinsjuniortomerod, 6 meses atrás

A criação do Concord e do Tupolev TU-144 tiveram algum impacto no contexto da Guerra-Fria?

Soluções para a tarefa

Respondido por mayzaborgato7
1

Resposta:

O Tupolev Tu-144 (designação NATO: Charger) é um avião supersônico construído pelo fabricante soviético Tupolev. O primeiro voo de um protótipo do Tu-144 foi realizado em 31 de dezembro de 1968 perto de Moscou, dois meses antes que o Concorde, seu concorrente franco-britânico. O Tu-144 cruzou pela primeira vez a barreira do som a 5 de junho de 1969, e em 26 de maio de 1970 tornou-se o primeiro avião comercial a exceder Mach 2. No ocidente, foi apelidado de Concordski, em referência ao Concorde. É considerado o avião comercial mais rápido do mundo.

Explicação:

Espero ter ajudado :)

Anexos:

martinsjuniortomerod: Obrigado, gostei das informações, mas ele abalou em algo a Guerra Fria como a Corrida Espacial e Armamentísta?
mayzaborgato7: posso mandar por parte?
mayzaborgato7: aqui vai
mayzaborgato7: Era o auge da Guerra Fria nos anos 1960 quando a União Soviética decidiu não só disputar a supremacia do ar pelo lado militar como também do comercial. Ao iniciar o desenvolvimento de uma nova safra de aviões supersônicos avançados, o país comunista acabou protagonizando uma inusitada competição comercial e técnica com o Ocidente para ter o primeiro jato comercial supersônico da história.
mayzaborgato7: Os projetistas soviéticos logo perceberam que seria necessário construir uma aeronave nova e não adaptar um projeto militar. Os requisitos para se voar a mach 2,3 (mais de duas vezes a velocidade do som) eram diferentes dos militares já que esta velocidade deveria ser constante por milhares de quilômetros e não por alguns momentos como nos aviões militares.
mayzaborgato7: Na mesma época, os governos da França e Inglaterra alinharam seus estudos para desenvolver em conjunto um jato comercial supersônico, o Concorde. Começou então um período obscuro em que ambos os lados corriam para atingir suas metas á frente do outro – e com coincidências visíveis em seus projetos.
mayzaborgato7: O governo comunista definiu que a aeronave civil supersônica teria quatro motores turbojatos editada em 16 de julho de 1963. Pela experiência acumulada em grandes e velozes aviões, Andrey Tupolev encabeçou a empreitada. De início, foi pensado adaptar o projeto Tu-135, mas estudos em túnel de vento revelaram problemas a serem superados como a exposição da estrutura a aquecimento cinético (no atrito com o ar) em alguns pontos e resfriamento em outros.
mayzaborgato7: A engenharia deveria também levar em consideração a retração e expansão de toda estrutura da aeronave que poderia chegar a encolher até 30 centímetros. Nada menos que 200 tipos de configurações diferentes de asas foram testadas incluindo um engenhoso sistema de bombeamento de combustível das asas para tanques na cauda para compensar o deslocamento de centro de gravidade durante momentos do voo.
mayzaborgato7: Finalmente os estudos do projeto Tu-144 foram apresentados pelo próprio Andrey Tupolev num mock-up a comissão soviética no verão de 1965 que o aprovou no ano seguinte. Diversas revisões do projeto foram feitas e o avião foi resguardado como trunfo político para a União Soviética naqueles anos de Guerra Fria e uma cuidadosa vigilância sobre os processos foi estabelecida para evitar erros que pudessem manchar a imagem do país.
mayzaborgato7: espero ter ajudado :)
Perguntas interessantes