ENEM, perguntado por iamlarissafer371, 10 meses atrás

A criação de um proletariado despossuído, (...) cultivadores vítimas de expropriações violentas repetidas, foi necessariamente mais rápida que sua absorção pelas nascentes manufaturas. (...) Forma-se uma massa de mendigos, ladrões e vagabundos. Desde o final do século XV e durante todo o século XVI, na Europa Ocidental, foi criada uma legislação sanguinária contra o ócio. Os pais da atual classe operária foram castigados por terem sido reduzidos à situação de vagabundos e pobres. A legislação os tratava como criminosos voluntários; ela pressupunha que dependia de seu livre arbítrio continuar a trabalhar como antes. (MARX, Karl. O Capital. Paris, Garnier-Flamarion, 1969.) As transformações econômicas e sociais costumam gerar profundas alterações no chamado "mundo do trabalho". A situação apontada por Marx refere-se ao processo histórico A das revoluções anticapitalistas, ocorridas na Euro- pa, contra as quais a burguesia determinou severa repressão. B das revoltas operárias, como o ludismo, voltadas à destruição das máquinas e à exploração por elas causada. C da Revolução Francesa, na qual os trabalhadores foram transformados em massa de manobra dos interesses burgueses. D de cercamento dos campos, com o deslocamento de um grande contingente de despossuídos da sua área rural de origem. E da Revolução Industrial, quando os criminosos eram expulsos das fábricas e proibidos de trabalhar em outra ocupação, pela legislação vigente.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
60

Com os cercamentos, grande parte da população camponesa foi expulsa dos campos, migrando para a cidade, gerando uma grande massa ociosa.

Essa massa ociosa permitiu que os industriais tivessem mão de obra abundante a preços irrisórios, em condições insalubres, baixos salários e alto lucro.

O operário tinha baixa ou nenhuma qualidade de vida, com intensa exploração no sistema industrial.

A alternativa correta é a  D - de cercamento dos campos, com o deslocamento de um grande contingente de despossuídos da sua área rural de origem.

Respondido por nayanialvesr
0

A situação descrita por Karl Marx refere-se ao acontecimento histórico de cercamento dos campos, o que fez com que um grande contingente de despossuídos se deslocassem de sua área rural de origem em direção aos centros urbanos (letra D).

Cercamento dos campos

Com o cercamento dos campos, assim como descrito por Marx, as pessoas passaram a não ter mais posse de nada, passando a ser chamados de "despossuídos". Assim, saíram de suas terras de origem e foram em direção aos centros.

Nas áreas urbanas, essa população, em situação de carência e pobreza, aceitava trabalhar em indústrias recebendo muito pouco em troca. Assim, sua mão de obra era explorada em detrimento de não terem outra ocupação ou oportunidade.

Outra questão sobre cercamento:
https://brainly.com.br/tarefa/731421

Anexos:
Perguntas interessantes