História, perguntado por Tlopes40, 11 meses atrás

A criação de um currículo escolar comum foi uma vitória para a educação brasileira. No Século XIX e boa parte do Século XX, as escolas tinham os conteúdos ministrados conforme orientação regional. Muitas destas realidades distintas faziam da educação uma expressão dos interesses de comunidades desvinculadas de um projeto educacional unificado para todo o país. Esta condição já chegou a ser considerada uma ameaça à soberania nacional. A partir da década de 1930, durante a Era Vargas (1937 a 1945), e durante o Regime Militar (1964 a 1985), esta questão foi superada. Hoje, a preocupação em relação a eficiência da escola, é o desconhecimento da sociedade onde está localizada, até mesmo o país. Se depreendeu a educação da realidade e se coloca dentro de sala de aula um conteúdo sem nexo com a vida que os alunos levam. Os impasses humanos se refletem nos seres humanos e suas relações. Muitas vezes são movidos por eles, pelos conflitos. A escola não pode se esquivar de conhecer a realidade. Desse modo, o papel das Ciências Sociais na formação do aluno que atua dentro da educação é fundamental. Sobre a importância das ciências humanas na formação do educador e o papel que elas exercem na compreensão da realidade educacional dos alunos, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I - O Brasil tem uma realidade diversa em seu território. Quando falamos da desigualdade econômica, diversidade cultural e ambiente social, há uma ampla e complexa realidade que se expressa dentro da escola. Quanto melhor a compreensão do educador sobre esta realidade, melhor será sua atuação. II - O conteúdo escolar deve ser ministrado de forma padronizada e desconectado dos temas sociais que envolvem a comunidade onde a escola está inserida. Qualquer tipo de associação tende a distorcer o conhecimento e lhe dar uma função que não se faz necessária. III - Ao ter a capacidade de usar o ambiente social e econômico para ministrar o conteúdo, o professor permite dar a ciência a sua função, a aplicabilidade. Esta condição é fator fundamental para a busca de mudança e superação dos problemas que a comunidade atravessa. IV - Um dos papeis essenciais da educação é, garantir a qualificação dos alunos para que possam promover de forma científica, através do desenvolvimento técnico e lógico, meios para a superação dos problemas sociais. Alternativas Alternativa 1: Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. Alternativa 2: Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. Alternativa 3: Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas. Alternativa 4: Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. Alternativa 5: Todas as afirmativas estão corretas. Questão 5 de 10

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
4

Apenas a alternativa II está incorreta.

I - O Brasil tem uma realidade diversa em seu território. Quando falamos da desigualdade econômica, diversidade cultural e ambiente social, há uma ampla e complexa realidade que se expressa dentro da escola. Quanto melhor a compreensão do educador sobre esta realidade, melhor será sua atuação.

Correto. Compreender a diversidade social do ambiente em que trabalha, favorece o professor, dado que o auxilia a procurar a melhor estratégia e abordagem metodológica para garantir o aprendizado.

II - O conteúdo escolar deve ser ministrado de forma padronizada e desconectado dos temas sociais que envolvem a comunidade onde a escola está inserida. Qualquer tipo de associação tende a distorcer o conhecimento e lhe dar uma função que não se faz necessária.

Falso. O aprendizado é beneficiado de uma abordagem preocupada com temáticas sociais, já que favorece a participação ativa e crítica dos alunos.

III - Ao ter a capacidade de usar o ambiente social e econômico para ministrar o conteúdo, o professor permite dar a ciência a sua função, a aplicabilidade. Esta condição é fator fundamental para a busca de mudança e superação dos problemas que a comunidade atravessa.

Correto. Uma formação crítica permite a criação de ferramentas que podem ser úteis para os alunos fomentarem a mudança que a comunidade social em que se localizam,  necessita.

IV - Um dos papeis essenciais da educação é, garantir a qualificação dos alunos para que possam promover de forma científica, através do desenvolvimento técnico e lógico, meios para a superação dos problemas sociais.

Correto. Uma educação crítica não é uma educação sem método científico. É preciso dar as ferramentas necessárias para o exercício do pensamento realista e aplicável.

Perguntas interessantes