Pedagogia, perguntado por 542, 1 ano atrás

"A criação de um ambiente e de uma cultura participativos constituem-se em importante foco de atenção e objeto de liderança pelo gestor escolar, pelo qual gradualmente, tem-se promovido mudanças significativas na organização e orientação de nossas escolas.” (LUCK, 2013, p.89) Considerando o texto acima, qual teoria da administração é a mais adequada para incentivar a participação de toda comunidade escolar no processo de gestão? Escolha uma: a. Burocrática b. Relações Humanas c. Todas as alternativas acima são participativas

Soluções para a tarefa

Respondido por euxvc
44

Resposta:

1."A criação de um ambiente e de uma cultura participativos constituem-se em importante foco de atenção e objeto de liderança pelo gestor escolar, pelo qual gradualmente, tem-se promovido mudanças significativas na organização e orientação de nossas escolas.” (LUCK, 2013, p.89)

Considerando o texto acima, qual teoria da administração é a mais adequada para incentivar a participação de toda comunidade escolar no processo de gestão?

RESPOSTA: SISTÊMICA

2. Segundo Lima (2003, p.24), “(...) quando aplicado ao estudo das escolas, [este modelo] acentua a importância das normas abstratas e das estruturas formais, os processos de planejamento e de tomada de decisões, a consistência dos objetivos e das tecnologias, a estabilidade, o consenso e o caráter preditivo das ações organizacionais. ”.

O modelo descrito acima é predominante nos estudos sobre a organização escolar, apesar das críticas que sofre constantemente. Estamos falando do modelo de organização:

RESPOSTA: BUROCRÁTICA

3.Segundo Maximiano (2004, p.162), “Planejamento Estratégico é um processo intelectual, que consiste em estruturar e esclarecer a visão dos caminhos que a organização deve seguir e os objetivos que deve alcançar.” (MAXIMILANO, 2004, p. 162)

Considerando o conceito de planejamento estratégico largamente difundido no mundo das organizações, é planejamento estratégico:

RESPOSTA: PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

4.“O conceito de participação se fundamenta no de autonomia, que significa a capacidade das pessoas e dos grupos de livre determinação de si próprios, isto é, de conduzirem sua própria vida. Como a autonomia opõe-se às formas autoritárias de tomada de decisão, sua realização concreta nas instituições é a participação” (LIBÂNEO, 2015, p.89).

O Artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) traz a necessidade de os sistemas de ensino definirem as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica. Considerando o referido artigo e o texto-base citado acima, é correto afirmar que a legislação educacional adota o princípio.

RESPOSTA: DA AUTONOMIA NA GESTÃO DE ENSINO

CORRIGIDO PELO AVA

Explicação:

Perguntas interessantes