A criação da Petrobrás, empresa controlada pela União e administradora do monopólio do petróleo, foi representativa da política econômica adotada por Getúlio Vargas (1951-1954), que: *
1 ponto
a) Atraiu capitais estrangeiros para acelerar o crescimento industrial.
b) Imprimiu ao país uma orientação nacionalista.
c) Priorizou o crédito ao setor agrícola através do BNDE.
d) Contou com amplo apoio do empresariado nacional e multinacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B. Tinha dois grupos, um que apoiava o governo, eram os nacionalistas e outro contra o governo, que eram os internacionalista.
Explicação:
Os internacionalista queria que a extração de petróleo fosse feita pelos estrangeiros, porém quem saiu vitoriosos foram os nacionalista com a criação da Petrobras.
Deu ao país uma orientação nacionalista. Ou seja, letra B.
Os governos de Getúlio Vargas (1930-1945 e 1951-1954) foram uma época em que o Brasil tomou a opção definitivamente por um modelo de desenvolvimento nacionalista - ou seja, que priorizaria o Brasil.
A criação da Petrobrás é um dos exemplos dessa decisão, mas há outros que também podem ser relacionados ao governo Vargas: é o caso da Vale do Rio Doce e da Companhia Siderúrgica Nacional.
A outra opção era abrir o Brasil para empresas internacionais, que já tinham longa experiência em explorar o petróleo. Muitas pessoas eram a favor dessa opção porque essas empresas já tinham experiência e fariam esse trabalho com mais eficiência - mas o problema era que o dinheiro iria para fora do Brasil. Quem defendia essa opção era chamado, pejorativamente, de "entreguista", porque queria "entregar" o recurso brasileiro a estrangeiros.
Saiba mais sobre a Petrobrás aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25566815