História, perguntado por sdaianny09, 4 meses atrás

. A criação da Petrobras, em outubro de 1953, foi apontada pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas, como *novo marco da nossa independência econômica.* No trecho em destaque, Vargas se referia * Ao nacionalismo econômico defendido por seu governo e corroborado pelo monopólio da nova estatal sobre a exploração e o refino do petróleo no Brasil. Á auto-suficiência que o país alcançaria na produção de petróleo e derivados tão logo a empresa iniciasse suas atividades de prospecção, refino e distribuição. Ao fato de o governo, simultaneamente à criação da estatal, ter firmado acordos internacionais para exportar o petróleo brasileiro ao mercado norte-americano. Á entrada de capital estrangeiro que financiou as atividades da Petrobras e alavancou a criação de inúmeros empregos diretos e indiretos. à importância de criar a Petrobras na época da primeira crise internacional do petróleo, que teve efeitos imediatos sobre as cotações internacionais do produto.


ME AJUDEEEM​

Soluções para a tarefa

Respondido por Decurcio
1

Resposta:

Ao nacionalismo econômico defendido por seu governo e corroborado pelo monopólio da nova estatal sobre a exploração e o refino do petróleo no Brasil.

Explicação:

É quase uma questão de lógica se levarmos em conta a situação do mundo na época, o nacionalismo estava tomando conta da Europa e América Latina... Desse movo, Vargas como um grande estadista, jamais ficaria de fora.


sdaianny09: obrigada!!! :)
Respondido por lhjpmf
0

O governo de Getúlio Vargas teve como ponto principal a defesa de um nacionalismo brasileiro, focando em certos aspectos raciais e de miscigenação, numa pretensa independência econômica brasileira e em concessões à população trabalhadora, como alguns direitos trabalhistas. Com isso, a resposta correta é a letra A.

Nacionalismo e Petrobrás

No contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética lutavam pela extensão de suas influências política e militar ao redor do globo. Os EUA viam a América Latina como território estratégico fundamental para sua soberania e a defesa contra o comunismo.

Contra essa influência norte-americana, que por vezes se traduziu em golpes militares, governos locais, fossem de direita ou de esquerda, muitas vezes recorriam ao nacionalismo, isto é, à valorização da cultura nacional e da produção local em detrimento da dependência do exterior.

O caso da Petrobrás e da fala de Getúlio Vargas presente no texto são exemplos fundamentais desse nacionalismo. Estando a produção nacional de petróleo restrita ao controle da Petrobrás, uma empresa pública sob controle do governo brasileiro, então a independência econômica do Brasil estaria a salvo.

Entenda mais sobre o nacionalismo varguista aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3273098

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes