"A crescente produção exigia níveis de consumos mais altos, assim, o fordismo só pode se expandir na medida em que houvesse a formação de um mercado de massa global. A ampliação dos fluxos comerciais mundial do pós-guerra foi incentivada de maneira direta com a ocupação de diversos territórios e de maneira indireta via investimento americano em diversas economias com o Plano Marshall. Os investimentos norte-americano em diversas economias permitiu que o excedente produzido por essa economia fosse absorvida por diversos mercados espalhados pelo globo, além de estabelecer a hegemonia econômica e financeira dos Estados Unidos em âmbito mundial". Diante desse pressuposto, o fordismo experimento sua expansão no pós-segunda guerra e sua crise a partir da década de 1970. Tendo em vista a crise fordista e suas justificativas, analise as afirmativas:
I. Queda da taxa de lucro em virtude do aumento do preço da força de trabalho.
II. Esgotamento do padrão de acumulação fordista em razão da retração do consumo como resposta ao desemprego estrutural que se instalava.
III. Diminuição do investimento no setor financeiro em detrimento do setor produtivo.
IV. Concentração de capitais em setores monopolistas.
V. Crise do Estado de bem-estar social e a necessidade de retração dos gastos públicos.
VI. Incremento acentuado das privatizações e tendência à desregulamentação e flexibilidade do processo produtivo, dos mercados e da força de trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
I II e IV
Explicação:
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás