A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quisés semos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incal - culáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
(WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H., MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado)).
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
a) progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
b) extinção do pensamento mítico como um desdobra - mento do capitalismo.
c) emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
d) afastamento de crenças tradicionais como uma carac - terística da modernidade.
e) fim do monoteísmo como condição para a consoli - dação da ciência.
Soluções para a tarefa
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Alternativa D
A posição de Marx Weber a respeito do desencantamento do mundo evidencia o afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
Ele defendia que a sociedade ia superando de forma gradual as concepções míticas e misteriosas sobre o mundo.
A posição de Marx Weber a respeito do desencantamento do mundo evidencia o afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
Ele defendia que a sociedade ia superando de forma gradual as concepções míticas e misteriosas sobre o mundo.
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Resposta: letra D
Explicação:
Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o estudo do capitalismo e do chamado processo de racionalização e desencantamento do mundo. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia.
Veja a frase: ˜Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo. ”
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