A crase é um acento grave utilizado para marcar a junção de duas vogais iguais, por exemplo, de uma preposição a um artigo ou pronome. Em relação às regras que regem esse fenômeno linguístico, compare os textos que compõem as placas abaixo e avalie as afirmações que seguem.
Texto 1: Peças à partir de R$19,00.
Texto 2: Entrada restrita a funcionários. I.
Nos dois casos, não se segue as normas gramaticais, pois, no texto 1, não precisaria do acento grave e, no texto 2, deveria marcar a crase antes da palavra funcionários, tendo em vista a regência da palavra “restrita”.
II. No texto 1, a crase foi marcada erroneamente, pois não devemos usá-la antes de verbo. Já no texto 2, a falta do acento grave está correta, exclusivamente, porque o artigo está no singular e a palavra seguinte no plural.
III. No texto 1, a crase foi marcada erroneamente, pois não devemos usá-la antes de verbo. Já no texto 2, a falta do acento grave está correta, principalmente, porque não se deve usar crase antes de palavras masculinas.
IV. No texto 2, caso a palavra “funcionários” estivesse no feminino e plural, o “a” deveria receber o acento grave (crase). É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Opção 3
No texto 1, a crase foi marcada erroneamente,pois não devemos usá-la antes de verbo. Já no texto 2, a falta do acento grave está correta,principalmente, porque não se deve usar crase antes de palavras masculinas.
Respondido por
3
Resposta:
Só uma pergunta: Por que a quatro não está correta?
Explicação:
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás