Ed. Moral, perguntado por Gutalealsilva, 9 meses atrás

A corrupção é, sem dúvidas, um dos maiores problemas estruturais vivenciados em todo o mundo, pois mostra-se como uma forma de prejudicar o funcionamento da sociedade e dos indivíduos. Portanto, o combate à corrupção no mundo é um desafio muito grande, principalmente quando a regra do atual sistema econômico é a obtenção de lucro individual, de forma que sempre haverá pessoas dispostas a cumprir esse objetivo de maneiras ilícitas, contra a lei, seja na esfera pública, seja privada. Após essa pequena citação responda: Qual a importância da moral e da ética numa sociedade? (mínimo 10 linhas)​

Soluções para a tarefa

Respondido por aaaaa2288
0

Introdução: Farei exposição a respeito da moral e a ética e sua influência na vida dos operadores do direito, seja estudantes de direito, advogados, magistrados e consequentemente na sociedade. A fim de compreendermos um pouco mais sobre esse assunto, que não é nada fácil, e vem sendo muitas vezes deixado de lado nos dias atuais.

Conceitos de ética e de moral.

Segundo o dicionário Aurélio (1999), a ética é o “estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”. A ética vem da conduta, do próprio ser humano, do que se aprende em casa; ou seja, ser ético seria fazer o certo mesmo que não haja ninguém para vangloriar-se e por motivo plausível e justo.

“A moral é um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens”. (VAZQUEZ, 2003, P. 63).

Tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir os alicerces que vão nortear a conduta do homem, definindo seu caráter e virtudes, e ensinar como ele poderá se comportar em sociedade. Logo, a moral possui um caráter social que envolve comportamento moral dos indivíduos e grupos sociais, cujos atos têm caráter coletivo, porém livre e consciente. Mesmos os atos sendo individuais de uma forma ou de outra acaba afetando alguém, e por isso se torna objeto de reprovação ou aprovação.

Segundo Vázquez (2003, p. 69) “a função social da moral consiste na regulamentação das relações entre os homens (entre os indivíduos e entre o individuo e a comunidade) para contribuir assim no sentido de manter e garantir uma determinada ordem social”.

Ética e moral na sociedade.

Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade. Isto quer dizer que agimos conforme regras impostas, sendo recompensados quando seguimos as regras e castigados quando as infringimos. Mesmos assim, somos livres para agirmos dentro dos limites impostos pela ética e pela moral. Esta liberdade parte do princípio do respeito aos direitos alheios.

Entretanto, na vida prática não existe o respeito ao homem em si, o que existe na consciência humana é o respeito a si mesmo, a busca constante para si próprio; não nos faltam exemplos em nossa vida cotidiana; todos nos deparamos e ouvimos por noticiários comportamentos reprováveis, e ai pensamos, será que ainda há uma sociedade que valoriza princípios éticos e morais? Se estes valores se perdem que tipo de sociedade teremos ou o que podemos esperar das futuras gerações.

Respondido por joaopedroalves27
0

Resposta:

<||>

/\

/))\

| \

<))>

_|\_

❤️⃢ ⃢ ⃢ ⃢

não sei cara

Perguntas interessantes