A corrupção difundida na sociedade é alvo de mais e mais estudos ao redor do globo.
Países mais corruptos tendem a ter pessoas mais desonestas, diz estudo
Pesquisa publicada pela revista 'Nature' analisou comportamento de jovens.
Brasil não está entre países analisados pelos professores.
Uma pesquisa publicada pela revista “Nature” nesta quarta-feira (9) corrobora a ideia de que o nível de corrupção enraizado na sociedade e nos poderes públicos influencia o grau de honestidade de cada indivíduo.
Os professores Simon Gachter (Universidade de Nottingham) e Jonathan F. Schulz (Universidade Yale) observaram que pessoas que moravam em países mais corruptos são mais suscetíveis a tirar “índices” mais altos de desonestidade do que aqueles que vivem em sociedades mais "corretas". Eles analisaram o entorno dos indivíduos e a frequência da violação das leis e regras, usando parâmetros como corrupção, fraude política e evasão fiscal.
"A conclusão é que as pessoas que vivem em sociedades mais corruptas têm mais probabilidades de ser desonestas do que as que habitam sociedades onde se desaprova a violação das normas", explicou Gachter. Disponível em: , acesso em: 11 Mar 2016.
Analisando o conteúdo da reportagem podemos concluir que:
Escolha uma:
a. A reportagem informa que a probabilidade de pessoas serem desonestas cresce em sociedades corruptas. Isso mostra que a corrupção é mais difícil de erradicar do que parece.
b. O Brasil sempre foi e, por isso mesmo, sempre será um dos países mais corruptos do mundo.
c. Segundo a reportagem, é fácil combater a corrupção – basta interromper o “ciclo” que passa a corrupção de pai para filho por uma geração.
d. Para conter a corrupção bastam leis mais rígidas. Sendo assim, o fim da corrupção está nas mãos do Legislativo do Brasil.
e. Sociedades desenvolvidas não têm corrupção – ela é uma exclusividade de países pobres e em desenvolvimento.
Próximo
Soluções para a tarefa
Respondido por
45
a. A reportagem informa que a probabilidade de pessoas serem desonestas cresce em sociedades corruptas. Isso mostra que a corrupção é mais difícil de erradicar do que parece.
guilhermetimbo:
Correto
Respondido por
21
A reportagem informa que a probabilidade
de pessoas serem desonestas cresce em sociedades corruptas. Isso mostra
que a corrupção é mais difícil de erradicar do que parece.
Perguntas interessantes