A corrida é uma das atividades físicas mais antigas que existem. É um ato de sobrevivência humana transformado em competição para que os homens possam superar os seus limites.
Hoje, ela faz parte do cotidiano de muitos brasileiros, seja para aqueles que buscam melhor qualidade de vida, ou para quem procura o esporte como hobby em uma corrida de rua.
Ao longo de milhares de anos, as corridas evoluíram, e em sua história existem várias curiosidades.
Contam os historiadores que no ano de 490 a.C, soldados atenienses foram combater os persas na Primeira Guerra Médica – que mais tarde ficou conhecida como A Batalha de Maratona.Os gregos conquistaram a batalha, porém, em mais tempo do que haviam planejado, e, por isso, tiveram receio de suas mulheres executarem o plano. Para evitar essa tragédia, o general grego Milcíades ordenou o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas, situada a cerca de 42 km dali, para levar a notícia da vitória.O soldado, que era considerado o melhor corredor do exército grego, correu essa distância tão rapidamente que, ao chegar, conseguiu dizer apenas “vencemos”, e caiu morto pelo demasiado esforço.
A maratona é considerada uma modalidade olímpica desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, em 1896 na cidade de Atenas. Após cerca de 2400 anos, Filípides foi homenageado com a criação da prova de Maratona Desportiva, cuja distância oficial atualmente são os 42km – que ele um dia percorreu para salvar as mulheres e crianças de seu povo.
Quando corremos, nosso coração consegue bombear sangue a uma pressão tão alta que é capaz de esguichar sangue a uma altura de 10 metros. Portanto, em nossas veias e artérias, durante uma corrida, o sangue corre a todo vapor.
Em 1924, o jornalista Casper Líbero, um dos mais importantes do país à época e fundador da primeira escola de jornalismo do Brasil, assistiu uma corrida de rua noturna na França e decidiu fazer uma versão brasileira. O nome de São Silvestre foi homenagem a um papa canonizado nesta data e que governou a Igreja Católica de 314 a 355.
A corrida para mulheres pode ser de grande auxílio uma vida mais saudável. O esporte traz benefícios que melhoram a qualidade de vida da mulheres (além do benefício de se sentirem mais fortes e capazes de conquistar novos objetivos)
a) O que o autor do texto quer dizer com :"É um ato de sobrevivência humana transformado em competição para que os homens possam superar os seus limites", Explique.
b) Como surgiu o nome Maratona? Baseado em que situação?
c) O que aconteceu com o soldado considerado o melhor corredor do exército grego? Explique
d)Qual foi o 1º homem que percorreu 42 km em 1896? Qual foi o objetivo de percorrer tal distância?
e)O que acontece com o nosso coração quando corremos?
f) Quem foi CÁSPERO LIBERO e qual a sua importãncia para este tema ?Explique
g)O que quer dizer com : "quando o bichinho da corrida te pegar nunca mais você deixará de correr"? Explique.
h) Pesquise três outras provas de corridas de rua.
i)Você já presenciou alguma corrida de rua? Se presenciou qual foi? Gostou?
j)Este tipo de texto, podemos definir como: reportagem?crônica? relato?
k) Retire o que se pede:
3 substantivos comuns-
2 adjetivos-
1 adjetivo pátrio
3 pronomes e classificar-
2 advérbios e classificar-
2 conjunções -
3 preposições-
2 palavras formadas por dígrafos -
3 palavras paroxítonas
Soluções para a tarefa
b) Maratona é a corrida mais longa do atletismo. São 42,195 km de muito esforço, desgaste, dificuldade e resistência. Históricamente é a última e mais emocionante prova dos Jogos Olimpicos.
A Maratona é disputada desde os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, sendo que o percurso a princípio era de 40 km.
Segundo a lenda, no ano 490 a.C. Pheidippides correu aproximadamente 40 km fazendo o percurso da Planície de Maratona até Atenas, para dar uma boa notícia.
c) Os 42 quilômetros e 195 metros da maratona renderam episódios marcantes nos Jogos Olímpicos: dos pés descalços de Abebe Bikila, em Roma-60, ao padre irlandês que tirou a chance do ouro do brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, em Atenas-2004, a prova é repleta de grandes histórias. Mas a primeira delas não valeu medalha e aconteceu mais de dois mil anos antes da primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em 1896.
d) Fidípides.
e) A atividade física proporciona a liberação de neurotransmissores no nosso corpo. Essas substâncias químicas são produzidas pelos neurônios e podem transmitir informações de um neurônio a outro, além de provocar estado de bem-estar temporário. “O exercício agudo tem uma liberação intensa de endorfinas e dopamina.
f) O voleibol é o segundo esporte mais praticado no Brasil. O esporte se tornou popular em todas as regiões do país e recebe posição de destaque entre as preferências esportivas nacionais. As seleções brasileiras de vôlei, tanto feminina quanto masculina são frequentemente vencedoras em diversos campeonatos.
h) Corrida de Pistas Ovais – O atleta corre em uma faixa que pode ser de 100, 200 ou 400 metros. Corridas de Meio Fundo – Com distâncias de 800 e 1.500 metros, onde os atletas não precisam ficar na sua respectiva raia. Corridas de Fundo – São realizadas dentro da pista, com distâncias de 5 e 10 mil metros.
j) Relato.
Desculpa mais as letras: A, G e K eu não consegui responder porque, eu não tinha achado a reposta.
Desculpa mesmo me sinto muito triste por ter ajudado você só pela metade (oque eu acho)
Espero ter ajudado (pelo menos um pouquinho)