A corrida do ouro ocorrida no Brasil do final do século XVII e início do século XVIII, provocou várias mudanças nas relações econômico-sociais da colônia. Dentre elas, destacamos: a) o surgimento do mercado interno, o crescimento da população e manifestações culturais notáveis na vida urbana. b) o declínio da população e povoamento disperso, sem interiorizar o processo de colonização. c) condições sociais mais opressivas e menores possibilidades de ascensão, em comparação à sociedade açucareira. d) a grande concentração de riquezas internas, em virtude da queda dos impostos metropolitanos. e) o isolamento entre as regiões brasileiras que apenas realizavam comércio com a metrópole.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A - CORRETA
Alternativa B está falsa porque houve um aumento da população e uma concentração dessa população nas regiões comerciais e de mineração
Alternativa C está falsa porque, durante o ciclo de mineração, havia a possibilidade de ascensão social. um escravo, por exemplo, se encontrasse uma quantidade suficiente de ouro, poderia comprar sua liberdade.
Alternativa D está falsa porque não houve uma queda na tributação, pelo contrário, foi nesse momento que a coroa portuguesa criou uma quantidade rigorosa de impostos sobre a mineração no Brasil
Alternativa E está falsa porque não houve um isolamento das regiões brasileiras, visto que o comércio entre regiõesonal de alimentos e outros mantimentos era comum.
(agradeço se poder marcar como melhor resposta)