A corrente marítimas podem ser quentes ou frias dependendo de onde se originam e para onde se deslocam graças a essas correntes das regiões frias não ficam cada vez mais fria tampouco assistente ficam cada vez mais quente porque?
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
Resposta:
Explicação:
- As correntes marítimas são movimentações das águas dos mares e oceanos com características comuns em termos de composição e temperatura. A existência delas, além de ser fundamental para a existência de inúmeras espécies e, consequentemente, para os ecossistemas, também é importante para a determinação dos climas e a distribuição do calor pelo planeta.
- A temperatura das correntes marítimas é relevante a ponto de ser utilizada para classificá-las. Assim sendo, esse fator divide as correntes em frias e quentes. Para entender essa divisão, é preciso ter em mente que, em termos de radiação e temperatura, as zonas equatoriais (baixas latitudes) são sempre mais quentes do que as áreas polares e extratropicais (elevadas latitudes).
- As correntes frias são aquelas que surgem das áreas polares, onde a radiação solar incide de forma menos intensa ao longo do ano e, portanto, gera temperaturas menores. Por serem mais frias, essas correntes são mais densas e circulam em profundidades maiores, além de movimentarem-se mais lentamente em direção ao Equador.
- As correntes quentes, surgem nas áreas equatoriais, onde a radiação solar incide de forma mais intensa durante todo o ano, o que faz com que suas temperaturas sejam mais elevadas. Consequentemente, a densidade dessas águas é menor, o seu deslocamento é menos profundo e rápido e seu índice de evaporação é elevado, o que gera massas de ar quentes e úmidas para diversas áreas do planeta.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Saúde,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás