a) Correlacione as informações contidas nos mapas acima.
b) Identifique e explique dois fatores responsáveis por mudanças no padrão espacial de distribuição da população brasileira, ocorridas entre 1991 e 2000.
Soluções para a tarefa
a) Através do mapa das densidades demográficas, percebemos que o território brasileiro apresenta distribuição desigual da população. Essa desigualdade ocorre por diversas razões, mas a questão geográfica é a mais latente, uma vez que, ao passar dos anos, estabeleceram ocupação espacial bastante particular, com maiores concentrações na parte leste do país, concentrando-se na região centro-sul; além destas, observa-se apenas concentrações pontuais, sem maior perpetuação.
.
Visualizando a composição que sobrepôs os dois mapas foi possível concluir que as taxas de crescimento populacional são, de um modo geral, maiores em regiões de densidade demográfica menor, porque nestas regiões qualquer aumento demográfico se destaca mais do que em outras regiões onde a densidade demográfica é alta.
O crescimento demográfico é mais significante nas regiões Centro-Oeste e Norte, pois nas últimas décadas houve um movimento migratório para estes territórios, por famílias inteiras em busca de melhores condições de vida e trabalho através das atividades agropecuárias – frentes pioneiras de colonização.
As economias de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, sempre muito dinâmicas e em constante ampliação, são nitidamente percebidas como outro fator para o aumento demográfico nesta região.
A diminuição de nascimentos, a que se referem as taxas de natalidade, também são menos significantes nestes grandes centros urbanos.
b) Durante o período de 1991 a 2000, o que considera-se como padrão territorial para a distribuição populacional no Brasil recebeu alterações que estão associadas a:
1°) A ampliação dos limites agrícolas, como uma integração inevitável de novos espaços. Essa migração populacional para o interior brasileiro acompanha o mesmo ritmo do avanço da economia, exigindo comunidades mais numerosas de membros ativos;
2°) Outro fator responsável pelas alterações no padrão espacial da distribuição da população brasileira é a derrocada de infraestrutura dos maiores centros urbanos, devido a sua explosão de crescimento.
Em razão das grandes cidades brasileira permanecerem firmemente caracterizadas por um crescimento caótico, um tanto desordenado, e bastante volumoso; percebemos que a economia mostra-se tendenciosa a descentralizar seus investimentos, ou seja, há uma dissipação da indústria, bem como dos serviços.
Tal descentralização provoca a migração de uma parcela da população, que sai das metrópoles e se instala em pequenos municípios, que apresentam melhores oportunidades de trabalho e inclusão social.
Resposta:Visualizando a composição que sobrepôs os dois mapas foi possível concluir que as taxas de crescimento populacional são, de um modo geral, maiores em regiões de densidade demográfica menor, porque nestas regiões qualquer aumento demográfico se destaca mais do que em outras regiões onde a densidade demográfica é alta.
Explicação:espero ter ajudado eu simplifiquei o de cima .