A correlação é muito utilizada na análise estatística em pesquisas quantitativas, onde são utilizados instrumentos psicométricos, tais como testes e inventários. Ela diz respeito a associação entre duas variáveis para verificar como uma variável x influencia outra variável y. A correlação entre as variáveis pode ser positiva, quando há associação entre elas (variáveis), sendo esta representada pelo coeficiente de correlação igual a 1. A correlação também pode ser negativa no caso de não haver associação entre as variáveis, ou seja, quando o coeficiente de correlação é igual a -1.
Com o intuito de averiguar a associação entre os traços de personalidade, ansiedade e depressão em jogadores de futebol, Bartholomeu et al (2018) aplicaram o Inventário Beck de Ansiedade - BAI - (Beck Anxiety Inventory), o Inventario Beck de depressão - BDI - (Beck Depression Inventory) e o teste de personalidade Big five. A amostra foi composta por 29 jogadores de um time do interior paulista, com faixa etária entre 17 e 21 anos de idade. Os instrumentos psicológicos foram aplicados coletivamente. Dentre os resultados foi sugerida uma correlação negativa entre o traço de personalidade Neuroticismo e a ansiedade através dos sintomas de tremores nas pernas e medo que aconteça o pior (r=-0,40, p=0,030; r=-0,46, p=0,011, respectivamente). O Neuroticismo revela a tendência de um indivíduo ser instável e ajustável emocionalmente, apresentar ansiedade, depressão, impulsividade, dentre outros sintomas.
Considerando os dados expostos, analise as afirmativas a seguir:
I. Não existiu associação entre o traço de personalidade Neuroticismo e a ansiedade.
II. Os resultados permitem verificar que não houve associação entre o traço de personalidade Neuroticismo e a ansiedade.
III. Os sintomas de tremores nas pernas e medo que aconteça o pior foram significativos, determinando o resultado positivo em Neuroticismo.
IV. O resultado em Neuroticismo do teste Big Five teve influência da ansiedade dos jogadores.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I e II, apenas.
b.
II, apenas.
c.
IV, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta letra A
I e II apenas
Explicação:
Respondido pelo AVA
Resposta:
I e II, apenas. (CORRIGIDO PEL AVA)
Explicação:
Os sintomas de tremores nas pernas e medo que aconteça o pior não demonstraram ser significativos para haver resultado positivo em Neuroticismo, ou seja, os resultados permitem verificar que não houve associação entre o traço de personalidade Neuroticismo e a ansiedade. Portanto, a asserção I e II possuem a afirmação correta.
Além da asserção I estar correta, a asserção II também está ao referir que os resultados permitem verificar que não houve associação entre o traço de personalidade Neuroticismo e a ansiedade. Portanto, as duas asserções devem ser consideradas como corretas.
Os resultados permitem verificar que não houve associação entre o traço de personalidade Neuroticismo e a ansiedade. Esta afirmação está correta e completa a asserção I (não existiu associação entre o traço de personalidade Neuroticismo e a ansiedade) que também está correta.
Os resultados permitem verificar que não houve associação entre o traço de personalidade Neuroticismo e a ansiedade. Esta asserção está correta, porém a asserção III (os sintomas de tremores nas pernas e medo que aconteça o pior foram significativos, determinando o resultado positivo em Neuroticismo) está errada, pois estes sintomas não apresentaram significância e não foram determinantes para o resultado positivo em Neuroticismo.
Os sintomas de tremores nas pernas e medo que aconteça o pior não foram significativos. Assim sendo, eles não foram determinantes para o resultado positivo em Neuroticismo.
O resultado em Neuroticismo do teste Big Five não teve influência da ansiedade dos jogadores, ou seja, a ansiedade dos jogadores não determinou o resultado no neuroticismo do teste de personalidade.
A resposta correta é:
I e II, apenas..