A cor das cobras do milharal é um caso de interação não epistática. Observe os fenótipos encontrados em cobra do milharal e seus respectivos genótipos, sendo que o gene dominante C determina a cor alaranjada e seu alelo recessivo a ausência, enquanto o gene B a cor preta e o alelo recessivo a ausência. Sendo assim: Genótipo: C_B_ = fenótipo preta e alaranjada; C_bb = alanrjada; ccB_ = preta e ccbb = albina. Este é uma caso de interação gênica do tipo epistática ou não epistática? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução
Interação gênica é a denominação de um processo que ocorre quando dois ou mais genes interagem controlando apenas uma característica. Para que ocorra essa interação, não é necessário que os genes estejam localizados no mesmo cromossomo.
Por ser mais de um gene que determinará uma característica quando ocorrer a interação, a análise das características normalmente fogem das proporções de Mendel.
As interações gênicas podem ser classificadas em interações epistáticas e interações não epistáticas.
Interações epistáticas
Interações epistáticas são interações que acontecem quando mais de um gene determina a produção das enzimas responsáveis por catalisar etapas diferentes de uma via metabólica.
Na epistasia, quando um alelo de um gene em um locus se manifesta, ele suprime a manifestação de outro gene locus diferente. Esse alelo que suprime a manifestação do outro recebe o nome de epistático, enquanto que o alelo que foi suprimido é denominado hipostático.
Resposta:
Nao epistatica, pois os genes nao inibem-se entre si, ou seja, nao existe a ação de um sobre o outro.
Explicação:
caso cobra Preta com laranja diibrida cruzar com outra preta heterozigotica CcBb x ccBb
Albina- 1/8 ccbb
LaranjaBlack- 3/8 C_B_(x3)
Black-3/8 ccB_(x3)
Laranja-1/8 Ccbb