A copa do Mundo de 1970 e o slogan " Brasil ame-o ou deixe- o" estão relacionados a qual características da ditadura?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O slogan começou a ser usado no início dos anos 1970, durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici. Era o auge da repressão aos movimentos de oposição, do controle midiático. O discurso oficial no país era de que “os incomodados que se retirem“. O uso de adesivo com a frase “Brasil, ame-o ou deixe-o” tornou-se popular....
A frase, na verdade, foi copiada do slogan “USA, love or leave it”, usado pelo establishment dos EUA no auge da Guerra do Vietnã. Era uma espécie de chamamento patriótico em contraposição aos movimentos pacifistas e de luta em defesa dos direitos humanos....
Explicação:
Resposta:
O governo promovia campanhas com slogans como "Brasil, Ame-o ou Deixe-o", e canções como "Eu te Amo meu Brasil", marchinha criada pela dupla Dom e Ravel, e cantada por "Os Incríveis".
Eram campanhas ufanista que mostravam a face de um Brasil ideal, escondendo o atraso do país, e jamais davam sinais do processo de repressão e censura contra os que se opunham à ditadura.
Explicação:
O recuo no campo político convivia lado a lado com avanços significativos em outras áreas.
A ciência brasileira evoluía e o Brasil acompanhava o primeiro transplante de coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
A economia crescia a taxas de dois dígitos ao ano e a infraestrutura do país ganhava obras de grande porte como a rodovia Transamazônica, a ponte Rio-Niterói, e a construção da maior hidrelétirca do mundo, Itaipu, em conjunto com o Paraguai e a Argentina.
No campo da política internacional, a ampliação do mar territorial de 12 para 200 milhas rendeu até um samba muito tocado no início da década de 70.
Aquele foi também um momento grandioso para o esporte brasileiro, com diversas conquistas que foram exploradas pelo governo militar para enaltecer o momento do país.
Os brasileiros se empolgaram com a conquista do Tri-campeonato Mundial em junho de 1970, que trouxe definitivamente a taça Jules Rimet para o Brasil.
"Gol de Jairzinho, o quarto gol da vitória de 4 a 1 do Brasil contra a Itália."