A cooperação é um conceito, de certa forma, ambíguo, permite múltiplos usos. É usado para definir ações, relações entre indivíduos, ou é empregado como um conceito de organização institucional. Para Erik Boettcher, cooperação é a atuação consciente de unidades econômicas (pessoas naturais ou jurídicas) em direção a um fim comum, pela qual as atividades dos participantes são coordenadas através de negociações e acordo. Portanto, em princípio, a cooperação é entendida como uma ação consciente e combinada entre indivíduos ou grupos associativos com vista a um determinado fim.
Fonte: FRANTZ, Walter. Educação e cooperação: práticas que se relacionam. Sociologias, Porto Alegre , n. 6, p. 242-264, Dez. 2001.
Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Frente a um cenário de conflitos, as instituições escolares têm a incumbência de desenvolver procedimentos competitivos, cujo objetivo é promover o competição irrestrita entre pessoas e grupos, conscientizando os sujeitos da importância das contendas escolares para atingir objetivos egoístas.
b.
Um dos valores a apresentar no campo educacional é a tolerância. A tolerância não pode ser compreendida como uma competência a ser desenvolvida, e sim, como um valor a ser considerado na educação dos sujeitos.
c.
Os valores podem ser considerados hábitos para a vida e diante de uma situação conflitante, espera-se o esquecimento dos mesmos pelos sujeitos. Este trabalho na escola pode ser visto como um caminho para a construção da cidadania.
d.
É mitológico o trabalho com valores dentro do currículo escolar. Observa-se a relevância em aderir a estas convicções do outro.
e.
Um desafio a educação do século XXI é a implantação de uma cultura de guerra, numa sociedade que se torna mais violenta a cada dia.
Soluções para a tarefa
b. Um dos valores a apresentar no campo educacional é a tolerância. A tolerância não pode ser compreendida como uma competência a ser desenvolvida, e sim, como um valor a ser considerado na educação dos sujeitos.
Em um mundo cada vez mais competitivo e violento, faz-se necessário ensinar a tolerância, que nada mais é que entender o outro, respeitar as suas diferenças.
Não se deve implementar a violência e uma cultura de guerra. Pelo contrário, os indivíduos precisam entender que a diferença faz parte da vida.
A escola deve ensinar os alunos a serem mais tolerantes e que devem empregar a empatia, isto é, colocar-se no lugar do próximo.
Abraços!
ESTÁ CORRETO: Um dos valores a apresentar no campo educacional é a tolerância. A tolerância não pode ser compreendida como uma competência a ser desenvolvida, e sim, como um valor a ser considerado na educação dos sujeitos