A controladoria jurídica se presta ao controle, à produção e à prestação de informações. Assim, ela é responsável por gerar informações (produção) e servir de canal para sua precisa veiculação (prestação), levando a informação completa às pessoas corretas, no tempo adequado. (KAMEL, Antoine Youssef. Controladoria Jurídica e Inovação. Curitiba: Intersaberes, 2018.) Conforme a proposta apresentada no material da disciplina, que posição hierárquica ocupa a controladoria jurídica de uma organização? A Há uma única pessoa responsável pela controladoria jurídica, que deve estar diretamente subordinada aos sócios ou diretores e administradores por eles nomeados para a gestão. B A pessoa ou equipe responsável pela controladoria jurídica está subordinada à cúpula da organização e, de maneira mais direta, subordinada ao setor técnico-operacional ou financeiro do escritório ou departamento jurídico. C A pessoa ou equipe responsável pela controladoria jurídica está diretamente subordinada à cúpula da organização, sem subordinação ao setor de trabalho administrativo geral e do corpo técnico-jurídico, porém, em posição inferior. D A pessoa ou equipe responsável pela controladoria jurídica está diretamente subordinada à cúpula da organização, abaixo do setor de trabalho administrativo geral e do corpo técnico-jurídico e a eles subordinada. E A pessoa ou equipe responsável pela controladoria jurídica está diretamente subordinada à cúpula da organização, ao lado do setor de trabalho administrativo geral e do corpo técnico-jurídico, sem subordinação a eles.
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa correta é a E, conforme justificado abaixo:
A) Há uma única pessoa responsável pela controladoria jurídica, que deve estar diretamente subordinada aos sócios ou diretores e administradores por eles nomeados para a gestão.
Incorreta: Dificilmente a equipe de controladoria jurídica é composta de uma pessoa. Geralmente há uma advogado chefe e uma equipe que assiste aos processos e trâmites administrativos.
B) A pessoa ou equipe responsável pela controladoria jurídica está subordinada à cúpula da organização e, de maneira mais direta, subordinada ao setor técnico-operacional ou financeiro do escritório ou departamento jurídico.
Incorreto: Além de outras demandas, a procuradoria jurídica exerce o papel de fiscalização dos atos administrativos, portanto não está subordinado ao setor técnico-operacional.
C) A pessoa ou equipe responsável pela controladoria jurídica está diretamente subordinada à cúpula da organização, sem subordinação ao setor de trabalho administrativo geral e do corpo técnico-jurídico, porém, em posição inferior.
Incorreta: A alternativa se contradiz quando é finalizada com “em posição inferior,”... inferior a quem? Não fica muito claro, não é?
D) A pessoa ou equipe responsável pela controladoria jurídica está diretamente subordinada à cúpula da organização, abaixo do setor de trabalho administrativo geral e do corpo técnico-jurídico e a eles subordinada.
Incorreto: Na maioria das empresas, a controladoria jurídica trabalha juntamente com o setor administrativo e apoia o corpo técnico jurídico.
E) A pessoa ou equipe responsável pela controladoria jurídica está diretamente subordinada à cúpula da organização, ao lado do setor de trabalho administrativo geral e do corpo técnico-jurídico, sem subordinação a eles.
Correto: Como tem função de controlar e fiscalizar atos e procedimentos administrativo, a controladoria está subordinada somente à cúpula da organização.
Resposta:
Letra E: A pessoa ou equipe responsável pela controladoria jurídica está diretamente subordinada à cúpula da organização, ao lado do setor de trabalho administrativo geral e do corpo técnico-jurídico, sem subordinação a eles.
Explicação:
A pessoa ou equipe responsável pela controladoria jurídica está diretamente subordinada à cúpula da organização, ao lado do setor de trabalho administrativo geral e do corpo técnico-jurídico, sem subordinação a eles.
Referência: KAMEL, Antoine Youssef. Controladoria Jurídica e Inovação. Curitiba, 2018, p. 12.