“A contribuição da gordura pode ser importante para todo o tempo em que durar o exercício, tendendo a se tornar mais expressiva quando a atividade se prolonga e se mantém em intensidade francamente aeróbia. Contudo, a proporção de energia advinda da gordura tende a diminuir quando a intensidade de exercício aumenta, o que exige maior participação dos carboidratos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HERNANDES, A. J.; NAHAS, R. M. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: Comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Suplemento, Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 15, n. 3, maio/jun., 2009. p. 4,5. . Acesso em 15 maio 2017.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Práticas dietéticas em atletas: Especial atenção ao consumo de lipídios sobre a participação das gorduras no metabolismo energético, assinale a alternativa correta:
A
Alguns estudos indicam que elevar a quantidade de lipídios plasmáticos pode ser útil para evitar a fadiga durante exercícios de força.
B
Durante exercícios físicos de alta intensidade e de curta duração, a energia para o movimento é obtida por processos oxidativos mitocondriais.
C
Fibras oxidativas de contração lenta alimentam-se principalmente da energia dos carboidratos.
D
É possível adaptar o organismo a utilizar um ou outro substrato energético preferencialmente.
E
Dietas hipolipídicas podem favorecer adaptações que aumentam a oxidação dos ácidos graxos e poupam glicogênio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta correta: Letra B
Como exposto no fragmento do enunciado, quando se aumenta a intensidade da atividade, a energia de gorduras diminui e aumenta a participação dos carboidratos. Isto significa que a energia estocada das gorduras não serão mais usadas e outra forma do nosso corpo produzir energia rapidamente, são pelas mitocôndrias. Que por sua vez utilizam os carboidratos para produzir ATP.
Portanto, a letra B está correta pelo seguinte motivo: O fato do exercício ter uma alta intensidade, não se usa mais a gordura armazenada, a energia é produzida pelo processo oxidativo (fosforilação oxidativa) dentro da matriz mitocondrial com a Acetil coenzima A, provinda dos carboidratos.
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás