A contração muscular é um processo complexo que envolve certo número de proteínas celulares e sistemas de produção de energia. O resultado final é o deslizamento do filamento de actina sobre a miosina, gerando assim o encurtamento do músculo e desenvolvimento da tensão.
POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. New York, 8. ed., 2014.
Considerando o texto e a importância da contração muscular para produção de tensão, quais são as duas proteínas que regulam a contração muscular, controlando a interação entre os filamentos de actina e miosina?
Alternativas
Alternativa 1:
Glicose e Oxigênio.
Alternativa 2:
Perimísio e Epimísio.
Alternativa 3:
Sarcômero e Epimísio.
Alternativa 4:
Perimísio e Endomísio.
Alternativa 5:
Troponina e Tropomiosina.
Soluções para a tarefa
Resposta: Opção 5
Explicação:
De acordo com a página 97 do livro, quando a despolarização chega ao retículo sarcoplasmático, o Ca2+ é liberado no interior do sarcoplasma e se liga à troponina, causando uma mudança na posição da tropomiosina, liberando os sítios de ligação para que a miosina possa se ligar na actina. A quebra do ATP resulta na ligação da miosina a actina.
A alternativa correta é a Alternativa 5. A troponina e a tropomiosina são duas proteínas que ajudam a regular os processos de contração muscular do corpo humano.
Tipos de contração muscular:
As contrações musculares ocorrem através do deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares. Esse processo é responsável por permitir os movimentos do corpo.
Os tipos de contração muscular são:
- Isométrica: Ocorre quando o músculo se contrai sem encurtar o seu tamanho;
- Isotônica: É quando a contração provoca encurtamento do músculo;
- Isocinética: É o tipo de contração que ocorre em velocidade constante.
Para aprender mais sobre contrações musculares, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/21376912
#SPJ2