A CONTRA REFORMA
Descrição: Foi o movimento de renovação da Igreja Católica, ocorrido na Europa, no século XVI; com a finalidade de impedir o crescimento das Igrejas Protestantes e melhorar a própria Igreja Católica.
Permanências e mudanças: Com o Concílio de Trento (reunião dos “chefes” da Igreja), ficou decidido que a Igreja Católica iria continuar seguindo os 7 sacramentos, cultuando os santos, obrigando o fiel a fazer boas obras e que somente a Igreja Católica (seus representantes) poderia compreender a bíblia, ou seja, negou todas as reformas do protestantismo. Contudo, a Igreja Católica buscou mudar, pois proibiu a venda de cargos eclesiásticos, vagas no céu, etc.; criou seminários para preparar bem os sacerdotes; criou uma lista de livros proibidos, que não deveriam ser lidos pelos católicos; criou o livro de catecismo, com um resumo das normas e das histórias da Igreja, para orientar seus fiéis; criou novas ordens religiosas (jesuítas), para espalhar o catolicismo pelo mundo; e reativou o Tribunal do Santo Ofício, para investigar e punir todos que negavam o catolicismo.
Resultados: Com a Reforma Protestante e a Contra Reforma, o povo da Europa estava dividido em várias religiões, em cada país o rei obrigava o povo a seguir sua religião, a inquisição torturou e matou milhares de protestantes, surgiram diversos conflitos religiosos que levaram a muitas mortes.
Edito de Nantes: Como forma de evitar os conflitos religiosos, o governo Frances declarou o Edito de Nantes, que dava direto a todos os franceses de seguir a religião que quisessem.
1)O que foi a Contra Reforma? *
2)Mesmo com a contra reforma, quais “regras” que a Igreja Católica continuou seguindo? *
3)Quais mudanças foram feitas pela Igreja Católica para evitar o crescimento do protestantismo? *
4)O que foi o Tribunal do Santo Ofício?*
5)Qual o resultado desses movimentos religiosos? *
6)O que foi o Edito de Nantes? *
por favor, respondem rapido ;-;.
Soluções para a tarefa
1. A Contra Reforma foi o movimento de renovação da Igreja Católica, ocorrido na Europa, no século XVI; com a finalidade de impedir o crescimento das Igrejas Protestantes e melhorar a própria Igreja.
2. A Igreja Católica continuou seguindo os 7 sacramentos, cultuando os santos, obrigando o fiel a fazer boas obras e afirmou que somente poderiam compreender a bíblia.
3. Contudo, a Igreja Católica buscou mudar, pois proibiu a venda de cargos eclesiásticos, vagas no céu, etc.; criou seminários para preparar bem os sacerdotes; criou uma lista de livros proibidos, que não deveriam ser lidos pelos católicos; criou o livro de catecismo, com um resumo das normas e das histórias da Igreja, para orientar seus fiéis; criou novas ordens religiosas (jesuítas), para espalhar o catolicismo pelo mundo; e reativou o Tribunal do Santo Ofício, para investigar e punir todos que negavam o catolicismo.
4. O Tribunal do Santo Ofício tinha a função de investigar e punir todos que negavam o catolicismo.
5. A Reforma Protestante e a Contrarreforma resultaram em diversas religiões presentes na Europa e em todo o mundo.
6. O Edito de Nantes foi a forma encontrada pelo governo francês de evitar conflitos religiosos e dava direito a todos os franceses de seguir a religião que quisessem.
Tirei todas as respostas do texto, espero ter ajudado!