Contabilidade, perguntado por ensinop, 11 meses atrás

“A Contabilidade Gerencial é um conjunto de técnicas e de procedimentos contábeis que são utilizados para alcançar informações sobre o negócio que ajudem na tomada de decisões gerenciais. São planilhas, gráficos e relatórios que apresentam, de forma detalhada e amigável, informações profundas sobre o negócio.”

“É a partir destes dados levantados frequentemente que o empreendedor pode enxergar como está a atuação de sua empresa, onde há gargalos, em que momento os erros acontecem, enfim, trata-se de um verdadeiro raio-X da empresa. E mais: por meio desse amplo e profundo material apresentado, é possível comparar a atividade de seu negócio com os concorrentes. [...] Também é utilizada para projetar tendências e o próprio futuro do negócio. Ou seja, sua aplicação serve para corrigir erros do passado, melhorar o presente e se preparar melhor para o futuro.”

Percebe-se que as informações oferecidas por meio da Contabilidade Gerencial torna-se ferramenta essencial para o gestor/empreendedor conduzir seu negócio, haja visto que por meio desta aufere-se olhares para o passado, presente e futuro da organização, o que amplia as chances de decisões coerentes ao ambiente em que a empresa se insere. Neste contexto, ressalta-se a necessidade, por contadores gerenciais, da capacidade e habilidade em levantar e interpretar informações que revelem a situação atual e tendências da empresa e, diante disso, apresenta-se esta atividade.

Será apresentado uma base de dados para a atividade, composta por informações patrimoniais, financeiras, econômicas e também alguns dados qualitativos como o volume de vendas. Considere que o case trata de uma empresa de revenda que comercializa apenas um produto.

Dados Adicionais:

- Volume de Venda no Período: 1.305 unidades;

- O CMV unitário é formado por 35,00 do custo de compra e 1,50 de embalagem.

Com base nestas informações pede-se:

01 - Por meio dos dados disponibilizados, calcule no mínimo 2 dos indicadores apresentados a seguir: Margem de Contribuição, Margem de Segurança, Indicador de Endividamento, Imobilização do Patrimônio Líquido, Liquidez Geral, Liquidez Corrente.

02 - Interprete tais resultados (encontrados na questão 01), e avalie, por meio destes, a situação na qual se encontra e empresa.

03 - Perante a situação na qual a empresa se encontra, o que você poderia propor para melhorar seu desempenho e atender os anseios do diretor? (Propor no mínimo duas ações).

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gchicarolli
2

Resposta:

Na primeira pergunta pede para calcular no minimo 2 indicadores, eu calculei a margem de contribuição e liquidez geral, e sobre seus resultados vc vai responder as duas perguntas seguintes com ações.

Explicação:


gchicarolli: 43.517,50
taborda170979: Para a margem de contribuição eu uso o valor da receita bruta 91.150,00 - os custos variáveis que são 35,00 da compra e mais 1,50 da embalagem por unidade x por 1305 e as despesas variáveis eu utilizo apenas o valor do imposto 8.741,29 não seria isso, pois o imposto é um custo variável que quanto mais eu vendo mais eu pago, não seria isso o correto, estou na duvida..
leandrorg87: Os custos fixos seriam as despesas operacionais, correto?
leandrorg87: Para a Margem de Contribuição eu utilizei somente as Receitas - o CMV, mas também fiquei na dúvida por que parece que ficou faltando mais coisas pra fazer.
gchicarolli: acredito ser isso, para margem de contribuição, receitas-cmv.
aledias82: Alguém chegou em um resultado satisfatório?
aledias82: Não seria Receitas- cmv- energia ( oscila dependendo da produção) e impostos sobre venda (oscila dependendo do faturamento) não seria esta a formula ?
taborda170979: Energia é despesa operacional, veja lá aluguel, depreciação.. são consideradas as despesas fixas, as despesas necessárias para que seja realizada a atividade, não entra no custo direto do produto.
ensinop: Resposta esta nesse: https://brainly.com.br/tarefa/28917519
viniciuscostalp54y00: alguém me confirma se o link acima esta correto ?
Respondido por caroolinecorrea
0

Na contabilidade gerencial analisamos os indicadores da empresa, tais como:

  • liquidez geral
  • liquidez corrente

Vamos calcular os índices de liquidez dos dados apresentados no balanço patrimonial:

Questão 1

Liquidez geral = Ativo Circulante + Realizável a longo prazo

                           Passivo circulante + Passivo não circulante

Liquidez geral = 144.667,21 + 0

                          95.900 + 0

Liquidez geral = 1,50

Liquidez corrente= Ativo Circulante

                           Passivo circulante

Liquidez corrente = 144.667,21

                          95.900

Liquidez corrente = 1,50

Questão 2

A liquidez corrente e a liquidez geral possuem o mesmo valor (1,5), pois a empresa não possui no balanço patrimonial:

  • ativo realizável a longo prazo = que apresenta as contas a receber a longo prazo
  • passivo não circulante = que apresenta as obrigações que a empresa tem a pagar após 12 meses do fechamento do balanço

O valor de 1,5 significa que:

  • para cada R$ 1,00 de passivo (conta a pagar) a empresa possui R$ 1,50 de dinheiro em caixa
  • ou seja, possui uma boa situação financeira

Questão 3

A liquidez da empresa está boa, mas pode melhorar ainda mais se:

  • a empresa conseguir negociar suas contas para pagar em um tempo maior
  • se conseguir receber o dinheiro de seus clientes em menor prazo

Leia mais:

Caso haja redução no índice de liquidez seca entre dois exercícios, provocada pela ampliação dos estoques o que ocorrerá com o ciclo operacional no mesmo período ?

https://brainly.com.br/tarefa/21810641

Os índices econômicos e financeiros têm o objetivo de avaliar a capacidade da empresa

https://brainly.com.br/tarefa/24421632

Anexos:
Perguntas interessantes