Pedagogia, perguntado por roselmasouza27, 9 meses atrás

A construção dos instrumentos quanto é feita a partir de programas r objetivos gerais,toma como referencia tais programas e não as aprendizagens reais dos estudantes ou do grupo.Se por um lado ,isso faz com que a questão do tempo de aprendizagem especifico de cada estudante seja um fator quase inexistente na elaboração desse tipo de instrumento,por outro, é um importante fator de geração de eqüidade entre os objetivos e conteúdos que se espera que as escolas ensinem a seus estudantes .Sem isso creríamos o risco de que cada professor fixasse o seu próprio conteúdo ou nível de aprendizagem para seus estudantes. Os instrumentos que serão usados no processo de avaliação ,sejam referenciados nos programas gerais ou no estádio de desenvolvimento dos estudantes reais existentes em uma sala de aula,devem portanto partir de uma especificação muito clara do que pretendem avaliar.a elaboração de um instrumento de avaliação ainda deverá levar em consideração alguns aspectos importantes :
a) A linguagem a ser utilizada clara , escarnecedora, objetiva .
b) A contextualização daquilo que se investiga, em uma pergunta sem contexto podemos obter inúmeras respostas e talvez nenhuma relativa ao que de fato gostaríamos de verificar .
c) O conteúdo deve ser significativo, ou seja, deve ter significado
d) estar coerente com os propósitos do ensino.
e) Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocino.
Estão corretas as alternativas
a) ( ) a,b,c,d
b) ( ) a,c,d,e,
c) ( ) b.c.d.e
d) ( ) a,b,d,e,
e ) ( ) a,b,c,d,e

Soluções para a tarefa

Respondido por millybmx
6

Resposta:

E

Explicação:

Uma elaboração curricular avaliativa clara é oportunidade de criação para o docente. A elaboração de um instrumento de avaliação ainda deverá levar em consideração alguns aspectos importantes:

a) a linguagem a ser utilizada: clara, esclarecedora, objetiva;

b) a contextualização daquilo que se investiga: em uma pergunta sem contexto podemos obter inúmeras respostas e, talvez, nenhuma relativa ao que, de fato, gostaríamos de verificar;

c) o conteúdo deve ser significativo, ou seja, deve ter significado para quem está sendo avaliado;

d) estar coerente com os propósitos do ensino;

e) explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio. Podemos fazer algumas considerações em relação aos instrumentos que podem ser utilizados ou construídos com a finalidade de acompanhar a aprendizagem dos estudantes, em vez de fazer uma medição pontual do seu desempenho. (FERNANDES e FREITAS, 2007

Perguntas interessantes