A construção de um texto em linguagem jornalística exige um amplo conhecimento lexical. Caso contrário, uma reportagem pode acabar com inúmeras repetições de vocábulos, tornando o texto pouco atrativo ao leitor.
Um dos recursos muito utilizados para tornar um texto mais preciso é a coesão lexical, especificamente no que diz respeito ao uso de hipônimos e hiperônimos, ou seja, termos específicos e genéricos.
Tendo isso em mente, busque resolver este desafio:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Considerando a necessidade de organizar o texto jornalístico, seria interessante, neste caso, manter os termos iniciais já escolhidos pelo redator, pois são termos específicos. Em seguida, seria interessante que o revisor substituísse os termos repetidos por outros termos que, apesar de mais gerais, no contexto da notícia deixam claro que ainda se está falando do jogador Neymar (o camisa 10, o brasileiro, o atacante).
Veja:
Unai Emery, técnico do PSG, não confirmou a informação de que Neymar seria submetido a uma cirurgia após a fissura sofrida no último domingo. Caso passe pelo procedimento, o camisa 10 precisará de cerca de dois meses para se recuperar. Ou seja, o atacante voltaria a campo um mês antes da Copa do Mundo e só jogaria a Liga dos Campeões, caso o PSG se classificasse, na segunda partida das semifinais. Em entrevista, o treinador garantiu que o clube ainda não definiu o que será feito. Contrariando o que foi noticiado, Emery ainda revelou que tem esperanças de contar com o brasileiro na partida de volta contra o Real Madrid, pela Liga dos Campeões, no próximo dia 6.
Explicação: