A construção da Usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, região norte do Brasil, vem provocando acalorados debates entre o governo, povos indígenas e ambientalistas. O centro das polêmicas está no impacto ambiental que a construção do lago da usina pode trazer como consequência. Dentre as consequências abaixo, aponte aquela que não apresenta possível (eis) prejuízo(s) ambiental decorrente(s) da construção da usina.
a) Diminuição de biodiversidade e patrimônio genético locais
b) Diminuição da qualidade da água e assoreamento do lago da represa
c)Crescimento urbano desordenado em áreas de proteção ambiental
d) Destruição de mata nativa e consequente perda de hábitats naturais
e) Aumento da geração de energia elétrica ecologicamente limpa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra "e"
Explicação:
A energia proveniente das hidrelétricas é limpa apenas em relação à emissão de gases poluentes, porém causa diversos impactos ambientais como está explícito nas alternativas anteriores.
Coloca como melhor resposta, por favor. Valeu!
A alternativa correta sobre a construção da usina é a Letra E (Aumento da geração de energia elétrica ecologicamente limpa).
A usina hidrelétrica e seus impactos.
A geração de energia elétrica através das usinas hidrelétricas é comum no Brasil devido a sua grande capacidade hídrica. Porém até mesmo esse tipo de geração de energia pode gerar diversos danos ambientais.
Para a construção de uma usina assim é necessário represar o curso natural do rio, redirecionando a sua água. Isso causa uma alteração na fauna e na flora local.
Outro problema causado é a desapropriação de casas e moradias onde a usina vai ser instalada, uma vez que espaços são comumente alagados.
É um debate com dois lados da moedas, que traz benefícios e malefícios.
Para saber mais sobre a usina hidrelétrica clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/605534
Bons estudos!