A constrição e a dilatação dos vasos sanguíneos após o ferimento estão relacionadas com diferentes eventos no processo de cura.Explique o momento em que ocorrem e as consequências de cada uma delas.
Soluções para a tarefa
A Vasoconstrição é o estreitamento dos vasos sanguíneos, isto é, a diminuição do seu diâmetro, enquanto que, a vasodilatação que consiste em aumentar o diâmetro de um vaso sanguíneo.
Com a constrição dos vasos sangíneos aumenta a resistência ao fluxo sanguíneo (resistência vascular) e, portanto, diminui o fluxo sanguíneo no vaso afetado. O organismo causa vasoconstrição automaticamente pelo aumento da atividade do sistema nervoso simpático, que promove a contração do músculo liso localizado na parede do vaso sanguíneo e provoca seu estreitamento.
A vasodilatação ocorre pelo relaxamento do músculo liso localizado na parede dos vasos sanguíneos, tal relaxamento aumenta o raio do lúmen dos vasos e permite que o fluxo sanguíneo aumente. O músculo liso da parede vascular responde a diferentes estímulos, incluindo o sistema nervoso autônomo, substâncias secretadas por células inflamatórias e numerosas drogas.