História, perguntado por julianacaldas2005, 9 meses atrás

"A Constituição que nos rege nada tem de invejar à dos outros povos; não imita nenhuma; ao contrário serve-lhes de modelo. Seu nome é democracia, porque não funciona no interesse de uma minoria mas em benefício do maior número. Tem por princípio fundamental a igualdade. Na vida privada, a lei não faz diferença alguma entre os cidadãos. Na vida pública a consideração não se ganha pelo nascimento ou pela fortuna, mas, unicamente, pelo mérito; e não são as distinções sociais, mas a competência e o talento que abrem o caminho das honrarias. Em Atenas, todos entendem de política e se preocupam com ela; e aquele que se mantém afastado dos negócios públicos é considerado um ser inútil. Reunidos em Assembleia; os cidadãos sabem julgar corretamente quais são as melhores soluções, porque não acreditam que a palavra prejudique a ação e, pelo contrário, desejam que a luz surja da discussão."
(De um discurso de Péricles, apud Tucídides, HISTÓRIA DA GUERRA DO PELOPONESO, século V a.C.)
Este trecho do discurso de Péricles, que define a democracia ateniense, reflete intensa atualidade em relação aos estados democráticos contemporâneos. Explique porquê

Soluções para a tarefa

Respondido por juliavitoriasantos78
10

Resposta: "A constituição que nos rege não inveja os outros; não imita nada; pelo contrário, é apenas um exemplo. O seu nome é democracia porque não é do interesse de poucos, mas do interesse superior. Princípio básico: igualdade é vida privada , A lei não faz distinção entre os cidadãos. Na vida pública, a consideração não se obtém pelo nascimento ou riqueza, nem apenas pelo mérito. Isso não é diferença social, mas capacidade e desempenho. Respeite os talentos que abrem o caminho. ”

Respondido por italoleonardo2017
1

Resposta:defende a ideia da ausência de capacidade julgadora daqueles que presidem a Assembleia.

Explicação:

Perguntas interessantes