A Constituição promulgada em 1988 definiu uma importante conquista do movimento cooperativista - a autogestão. Com base nisso, o Estado não pode interferir no sistema cooperativista, a não ser para prestar apoio técnico ou financeiro e para legislar sobre o setor. Assim, os próprios associados, legítimos líderes e representantes das cooperativas, têm total responsabilidade pela gestão e fiscalização dessas entidades. Legalmente, as cooperativas têm liberdade para organizar suas atividades desde que observem os princípios e valores que norteiam suas finalidades sociais e econômicas, bem como a legislação vigente. A autonomia é uma conquista que exige conscientização, responsabilidade, planejamento, controle, reciprocidade e transparência."
(Fonte: BRASIL. Rede e-Tec Brasil. Aula 5: A gestão nas cooperativas. In: Cooperativismo. Pelotas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013. p. 43. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/413/2018/12/cooperativismo.pdf. Acesso em: 08 nov. 2020).
João é um produtor rural que decide procurar mais informações sobre sociedades cooperativas de produção agropecuária, bem como autogestão em uma cooperativa. Ele sabe que você está realizando o curso Técnico em Agronegócio e decide contratar seus serviços como consultor(a) para orientá-lo sobre o tema. Dessa forma, João tem alguns questionamentos e solicita o seu apoio para esclarecê-los, conforme segue:
a) Em uma cooperativa, como é formalizada a relação comercial e de serviços entre pessoas e a entidade cooperativa?
b) As cooperativas agropecuárias são responsáveis diretas por parte do fornecimento da alimentação para a população e para uma gestão de qualidade é necessário criar normas. Para a contratação de profissionais autônomos que executem seus serviços, o que as cooperativas devem exigir destes profissionais?
c) Na ótica da sociedade cooperativa, a eficiência é vista como a combinação da racionalidade econômica com os valores da solidariedade, igualdade e justiça. Para fazer a análise de eficiência de uma cooperativa, o que é necessário conhecer?
d) A gestão financeira das cooperativas, depende, em grande medida, das boas práticas financeiras, ou seja, deve-se buscar a otimização de seus recursos objetivando tornar-se competitiva. Sobre as questões financeiras, quais instrumentos medem sua eficiência?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Letra A)
Na cooperativa a relação comercial entre pessoas e a entidade cooperativa são formalizadas através:
- de um contrato de prestação de serviço
- em que são estabelecidos o preço e prazo da prestação do serviço
- assim como a quantidade e qualidade dos serviços contratados.
Letra B)
Na contratação de profissionais autônomos as cooperativas deve exigir dos profissionais:
- os profissionais contratados não poderão exercer a atividade fim da empresa
- somente auxiliar em atividades intermediárias
- os profissionais autônomos não poderão ser regidos pela CLT
Letra C)
A análise de eficiência de uma cooperativa requer conhecimento prévio sobre:
- capacidade de decisão
- obtenção de resultados positivos pela gestão
- competitividade empresarial
- satisfação do cooperado
- nível de confiança dos cooperados na gestão
Letra D)
Em relação a questões financeiras os instrumentos medem sua eficiência são:
- rentabilidade
- liquidez
- produtividade do capital
- taxa de crescimento
- taxa de juros
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás